PRÓ-TV


MARÍLIA GABRIELA


Marília Gabriela Baston de Toledo nasceuem Campinas, interior de São Paulo, em 31 de maio de 1948. Moçainteligente e irrequieta, formou-se como professora primária e então prestouvestibular para várias faculdades. Passou em todas ,mas logo resolveu sermodelo, pois era alta, elegante, esguia e fotografava bem, o que lhe rendeu umacurta, mas bem sucedida carreira como modelo. Logo, porém, conseguiuiniciar a carreira de jornalista. Era o ano de 1969, e Marília era bemjovem. Entrou como estagiária do “Jornal Nacional” da Rede Globo.Lugar ótimo para uma garota. Tanto que no mesmo ano, foi chamada para ser apresentadora do telejornal” Hoje”, feito em São Paulo. Em 1972, estreou no “Fantástico”, com uma reportagem sobre o aniversário deCarmem Miranda. Logo depois foi contratada para ser repórter especial do” Fantástico”,efazia viagens por todo Brasil.

Na década de 80, Marília foi âncora do programa “TV Mulher “, que foi umgrande sucesso no Brasil, e ficou no ar até 84. Tinha como co-apresentadores o jornalista Ney Gonçalves Dias, a então sexóloga Marta Suplicy, que foi anos depois, eleita prefeita da cidade de São Paulo, o estilista Clodovil Hernandez e o cartunista Henfil. Nessa época, ela gravou dois discos pela Som Livre. Ainda na década de 80,MaríliaGabriela foi correspondente da TV Globo na Inglaterra, durante seis meses. Foise elevando muito no conceito nacional.
Em 1985, a jornalista apresentou o programa “Marília Gabi Gabriela”, na TV Bandeirantes. De 1987 a 1994 apresentou o programa “Cara a Cara”, onde entrevistou políticos e personalidades nacionais e internacionais.

No período da primeira eleição para presidente, após o Golpe de 64, destacou-se por mediar o primeiro debate entre Lula e Fernando Collor de Mello, também pelaBandeirantes. Em 1997 foi contratada pelo SBT, onde apresentou o “SBT Repórter”, durante quatro anos.Esteve ainda na RedeTV, onde conseguiu o maior salário de uma apresentadora,o que porém durou pouco tempo.De volta ao SBT, apresentou o “De Frente com Gabi”, programa inicialmente semanal e que, a partir de maio de 2002, passou a ser apresentado de segunda a sexta-feira, e ficou no ar até 2004, voltando a ser apresentado desde 2010, porém nas noites de domingo. Desde 1998, Marília Gabriela apresenta o programa “Marília Gabriela Entrevista” no canal a cabo GNT. Além disso, também desde 2010, apresenta o “Roda Viva”, da TV Cultura. Portanto, está simultaneamente, em 3 emissoras diferentes, apresentando 3 programas diferentes de entrevista.

Embora sendo considerada a melhorjornalista televisiva do Brasil, Maria Gabriela, não satisfeita, estreou como atriz de teatro.Foi em 2001,quando protagonizou a peça:” Esperando Beckett”, escrita e dirigida por Gerald Thomas. Depois ainda fez “Lady Macbeth”, em 2006 e “Aquela Mulher”, em 2008.

Participou também, como atriz, de filmes e telenovelas. Na telenovela:” Senhora doDestino” da Rede Globo, escrita por Aguinaldo Silva, Marília Gabriela interpretou duas personagens em fases distintas: Josefa Magalhães Duarte Pinto, uma jornalista no período da ditadura militar, e sua filha, Guilhermina de Medeiros Duarte Pinto Lefevre.Em 2003, estrelou ao lado do ator Gianecchini o espetáculo;” Peça sobre o Bebê”.Fez sucesso, quando estrelou a peça:”Lady Macbeth’, que ficou em cartazpor uma temporada no Teatro do Sesc Pinheiros. De volta a TV, fez na Globo: a minissérie “JK” (2006), a novela “Duas Caras” (2007) e o seriado “Cinquentinha” (2009).

Marília Gabriela casou-se pela primeira vez aos 22 anos, com o empresário Reinaldo Haddad, mas ficou viúva. Foi casada por dez anos com o tenista Zeca Cochrane, responsável pela popularização das pulseiras Sabona no Brasil. Comele teve dois filhos: o apresentador Christiano e o ator Theodoro. MariaGabriela foi casada, por vários anos, com o ator Reynaldo Gianecchini,de quem se separou em outubro de 2006. Ele é mais de 20 anos mais novo do que ela.

.Além de dois LPs gravados na década de 80, a apresentadora fez um disco em homenagem ao cantor Dick Farney em 2003. O trabalhoteve direção musical da cantora Simone e contou com a participação de Gianecchini em uma das faixas.

Em sua longa carreira, Marília Gabriela já entrevistou bem mais de 10 mil pessoas. Elaé, sem dúvida, uma das melhores entrevistadoras do Brasil.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais