MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARÍLIA FRANCO


Marília Franco, bailarina e professora, nasceu em São Paulo em 08 de setembro de 1930.

Participou do programa de inauguração da TV Tupi, de São Paulo, em 18 de setembro de 1950. Mas não apareceu no vídeo. Ela era professora e primeira bailarina do Teatro Municipal do Estado. E foi ela quem coreografou e escalou Lia Marques, a garota que era a primeira bailarina da Escola Municipal de São Paulo, para dançar no espetáculo inaugural da TV Tupi.

Nessa época, o balé era muito apreciado e enfeitava a programação televisiva. Assim, Marílía Franco era muito respeitada e chamada sempre pela direção da TV Tupi. Foi ela quem coreografou o primeiro vídeo tape feito no Brasil, isso já no início da década de 1960.

Marília participava, muitas vezes, do programa dominical “Concertos Matinais Tupi“, que era realizado no Teatro Municipal, inteiramente aberto ao público. Esse programa era dirigido por Theophilo de Barros Filho, diretor artístico da emissora .Nesse programa apareciam muitos convidados, entre os quais Maria Pia Finochio, que aparece na televisão até hoje, pois é presidente do Sinddança (Sindicato dos Profissionais de Dança).

O parceiro de Marília Franco era Joshey Leão, que também apresentava-se muito na televisão. O Corpo de Baile da Escola Municipal tinha, por conseguinte, muita importância para a TV naquele tempo.

Marília Franco faleceu na década de 1990.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação