PRÓ-TV


MARÍLIA FRANCO


Marília Franco, grande bailarina e professora, participou do programa de inauguração da TV Tupi, de São Paulo,em 18 de setembro de l950. Mas não apareceu no vídeo.Ela era professora e primeira bailarina do Teatro Municipal do Estado. E foi ela quem coreografou e escalou Lia Marques, a garota que era a primeira bailarina da Escola Municipal de São Paulo, para dançar no espetáculo inaugural da TV Tupi.

Em verdade, à época, obalé era muito aproveitado e enfeitava muito a programação televisiva.Assim Marílía Franco era muito respeitada e chamada pela direção da emissora detelevisão. Ficou sempre em contato, tanto que também foi ela quem coreografouo primeiro vídeo tape feito no Brasil, isso já na década de 60.Maríliaparticipava muitas vezes do programa dominical:”Concertos MatinaisTupi”, que eram realizados no Teatro Municipal, inteiramente aberto aopúblico.

Esse programa era dirigido por Theophilo de Barros Filho, diretor artístico da emissora .Nesse programa apareciam muitos convidados, entre os quais Maria Pia Finochio, que aparece na televisão até hoje, pois é presidente do Sinddança (Sindicato dos Profissionais de Dança). O parceiro de Marília Franco era o famoso Joshey Leão, que também apresentava-se muito na televisão. O Corpo de Baile da Escola Municipal tinha, por conseguinte, muita importância para a televisão naquele tempo. Marília Franco participou dos programas “Concertos Matinais Tupi’, do primeiro até o último da série.

Marília Franco é falecida.

por Vida Alves

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais