MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARIA TEREZA


Teresa Palazoli Fróes nasceu em Cabreúva, no interior de São Paulo, em 13 de março de 1936.

Com o nome artístico de Maria Tereza, ela começou sua carreira como radioatriz, no início da década de 1950, na Rádio São Paulo. Em 1957, ela passou para o humorismo e criou inúmeros tipos cômicos na Rádio Record.

Entre seus personagens mais conhecidos e famosos se destacam a italiana Marieta, mulher do Vitório; a obesa Dona Gôndola e Dona Farmaca. Na Record  ela esteve nos programas “Trupiquei na Jaca” ; “Aqui, Gerarda”; “Choá Pra Dois” e “Estórias das Malocas”. Este último ela fazia ao lado de Adoniran Barbosa. Ele era o Charutinho e ela a Dona Terezoca.

Já em 1960, Maria Tereza entrou para a Televisão e a estréia foi em “A Praça da Alegria”, na época na TV Paulista e depois atuou em “O Riso é o Limite” na TV Rio. Foi contratada pela TV Excelsior e, em 1963, ao lado do grande comediante Pagano Sobrinho, ela fez muito sucesso. Em 1964, chegou a ter um programa exclusivo, o “Maria Tereza…Um Show“, escrito por Irvando Luis, na TV Excelsior.

Nos anos 1970, Maria Tereza fez muitos programas na TV Tupi, entre eles, “Café Sem Concerto”; “Central do Riso”;  “Domingo é Dia de Show”; “Rio Boa Praça”; “Alegríssimo 75” e “Risoteque 78”. No surgimento da TVS ela estava lá em “Reapertura”, em 1981/1982.

Ela ganhou vários prêmios como o Troféu Roquette Pinto e o Troféu Imprensa como a melhor comediante da TV e também gravou vários LPs contando histórias engraçadas do casal de italianos Marieta e Vitorio, este interpretado por Murilo Amorim Correa.

Na TV Bandeirantes, fez o programa “Praça Brasil“, comandado por Dionísio Azevedo, mas logo, porém, veio juntar-se a Carlos Alberto de Nóbrega, e transferiu-se para o SBT, para fazer  “A Praça é Nossa” em 1988. Nesse programa ela ficou até 1995, criando a fofoqueira Vamércia, o quadro consideradoo mais engraçado do programa. O gesto de Maria Tereza, com o dedo indicador na frente dos lábios, dizendo que sua boca era um “túmbalo“, pegou em todo o Brasil.

Maria Tereza faleceu aos 63 anos de idade, em 14 de agosto de 1999, de insuficiência cardíaca, na capital paulista.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação