PRÓ-TV


MARIA TEREZA


Maria Tereza foi uma das principaishumoristas do rádio e da televisão do Brasil.

Começou sua carreira como radioatriz, no início da década de 50. Mas logo passou para o humorismoe criou inúmeros tipos cômicos. Integrou o elenco de comediantesda Rádio Record . Ali salientaram-se :a italiana Marieta, mulherdo Vitório, a obesa Dona Gôndola, Dona Farmaca e inúmeros outros tipos.Os programas da Record tinham títulos sugestivos, como:” Trupiquei naJaca,” “Aqui, Gerarda”,” Choá Pra Dois”,”Estórias das Malocas”. Este último ela fazia ao lado deAdoniran Barbosa.. Ele era o Charutinho e ela a Dona Terezoca. Essa foi umaadmirável série radiofônica, muito humana e muito cômica, que teve grandeaudiência, no final dos anos 50.

Já em 60, Maria Tereza entrou para atelevisão. Foi contratada pela TV Excelsior e, ao lado do grande comediante Pagano Sobrinho, ela fez muito sucesso. Passou depois por várioscanais de televisão, chegando a ter programas exclusivos. Na TV Excelsiorestrelou o programa: “Maria Tereza Show”, escrito por IrvandoLuis.

Na TV Bandeirantes, fez o programa: “Praça Brasil”, queera o mesmo programa “A Praça da Alegria”,cujo nome ficou retidona Rede Globo de Televisão, e voltou ao ar sob o comando de DionísioAzevedo. Logo, porém, veio juntar-se a eles Carlos Alberto de Nóbrega, filhode Manoel da Nóbrega, criador do programa. E ele então ficou apresentando oprograma , mas logo o transferiu para o SBT, onde vai ao ar até os dias dehoje(2011), agora com o nome de “A Praça é Nossa”.

Maria Tereza foijunto com Carlos Alberto, e lançou a fofoqueira Vamércia, o quadro consideradoo mais engraçado do programa. O gesto de Maria Tereza,com o dedo indicador nafrente dos lábios, dizendo que sua boca era um “túmbalo”, pegou emtodo o Brasil.

Maria Tereza faleceu aos 63 anos, em14 de agosto de 1999. E todo o país chorou sua morte.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais