PRÓ-TV


MARIA GLADYS


A atriz Maria Gladys, cujo nome completo é Maria Gladys Mello da Silva, nasceu na cidade do Rio de Janeiro,em 23 de novembro de 1939. Ela é a 3ª filha de Rachel, pois sua mãe teve antes dois partos, cujas crianças não sobreviveram. Ela nasceu na cidade de Cachambi, subúrbio do Rio de Janeiro. Aos três anos, Maria teve paralisia infantil, e aos quinze anos engravidou. Mudou-se para o bairro de Grajaú, com seus progenitores, pois o pai de seu filho logo desapareceu. Foi nesse bairro que ela conheceu os cantores que estavam começando: Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Carlos Imperial, Tim Maia. Começou um breve namoro com Roberto e se tornou uma das bailarinas oficiais do programa televisivo” Clube do Rock”, dirigido por Carlos Imperial.

Em finais dos anos 50, Maria Gladys resolveu que ia mesmo ser artista. Mudou-se com a família para Copacabana e entrou em uma peça de teatro: ” O Mambembe”, peça na qual trabalhava a também principiante Fernanda Montenegro. Ao mesmo tempo Maria Gladys fazia curso de teatro, pois queria aprimorar-se. Entrou para a ” Companhia Teatro Jovem. Era considerada atriz séria, mas apareceu com os seios nus, na peça: ” Penitentes”, o que foi muito comentado e censurado. Fez ainda a peça: ” Sétimo Céu”, como protagonista. Sua mãe, à época havia falecido e seu pai voltou para o subúrbio, com o neto, que ele se dispôs a criar. Maria Gladys passou a morar com amigas, primeiro Betty Faria e em seguida com Leila Diniz.

Maria Gladys se dedicou muito ao cinema. Fez mais de trinta filmes.Começou em 1961,quando participou de: ” Por Um Céu de Liberdade”. Fez em 63: ” Bonitinha Mas Ordinária”. Em 64: “Os Fuzis”, dirigido por Ruy Guerra, que foi o primeiro filme importante em que participou. Dentre os filmes que fez, salientam-se:” Todas As Mulheres do Mundo”; ” Copacabana me Engana”; ” O Donzelo”; ” Meu Pé de Laranja Lima”;” O Capitão Bandeira Contra o Dr. Moura Brasil”; ” Anchieta, José do Brasil”.;” Rio Babilônia”; ” Brás Cubas”; ” Os Bons Tempos Voltaram. Vamos Gozar Outra Vez”; ” Natal da Portela”; ” Guns”; ” Matou a Família e Foi Ao Cinema”; ” A Grande Arte”; ” Geraldo Voador”; ” O Monge e a Filha do Carrasco”; ” Se Eu Fosse Você”; ” A Casa da Mãe Joana”; ” Se Eu Fosse Você 2″.

O filme: ” Os Fuzis”, ganhou o ” Urso de Prata”, em Berlim, na categoria direção e foi indicado ao “Urso de Ouro”.

Em televisão, Maria Gladys começou em 1981, atuando na Rede Globo de Televisão sempre.

Fez em 1981, a novela: ” Brilhante”. Em 88: ” Vale Tudo”. Em 92: ” As Noivas de Copacabana”. Em 93: “Feras Feridas”.Em 96: ” Salsa e Merengue”. Em 2001: “Um Anjo Caiu do Céu”. Em 2003: “O Beijo do Vampiro”. Em 2004: ” Senhora do Destino”. Em 2005: ” A Lua Me Disse”. Em 2007: ” Guerra e Paz”. Em 2008: ” Beleza Pura e ” Negócio da China”. Em 2009, fez o seriado: ” Toma Lá Dá Cá” e a novela: “Caminho Das Índias”. Em 2010, o seriado: ” A Vida Alheia “. E em 2011, a novela “Aquele Beijo”.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais