PRÓ-TV


MARIA GAL


O nome completo de Maria Gal é Maria das Graças Quaresma dos Santos. Ela nasceu na cidade de Salvador, capital da Bahia, em 10 de janeiro.. É atriz. Atua em cinema, teatro e televisão.É também produtora e apresentadora.

Sua vida:

Maria Gal é filha única de Clarice Quaresma dos Santos e Lourival dos Santos . Ela nasceu quando ambos estavam com mais de 40 anos.

Desde menina era muito ativa. Gostava de ler, de ensinar coleguinhas as coisas que lia nos livros. Tudo para ela virava teatro ou filme. Um tempo estudou em colégio de freira e pensou até em ser uma; Mas desistiu .

Aos 15 anos , resolveu: “ Vou fazer faculdade e depois entrarei para o teatro”.Pensou em fazer publicidade, ou relações públicas, qualquer coisa que mexesse com relações humanas. Aos 18 nos entrou na faculdade de Educação Artística, com ênfase em Computação Gráfica.. Foram quatro anos de estudos intensivos. Em paralelo estudou dança, na Universidade Federal da Bahia. Estudou teatro no “ Vila Velha”.

Entrou no “ Bando de Teatro Olodum e Viladança”, em São Paulo e resolveu fixar casa nessa cidade, no ano de 2001. E na capital paulista , Maria Gal ficou por dez anos e nove meses.

Para se manter, trabalhou como garçonete, professora.Estudou na “ Escola de Artes Dramáticas”. Foi membro fundadora da “ Cia Os Crespos”, formada só de atores negros. Ela é negra. Mudou o nome de Gal Quaresma, para Maria Gal. Aprendeu a atuar, a produzir, a empreender, a se conectar com os demais e consigo mesma, com os seus ideais.

Resolveu mudar-se para o Rio de Janeiro. Pensou: “ Mudar de cidade não é só mudar de CEP. É mudar de hábitos, culturas, amores, enfim…É fortalecimento”. Mudou-se em 2011.

Sua vida artística:

Foi atriz em Salvador, tendo atuado nas peças; “ Cabaré da raça”, “ Fausto Zero”. “ Sonho de Uma Noite de Verão”, “ Os Kids”

Em São Paulo, estudou na “ Escola de Artes Dramáticas” e se lançou na produção. Fez peças no “ Teatro Oficina”. Fez: “ Os Sertões” e outras.

Fez o filme: “ Carandiru”. Em 2006, foi atriz e produtora do musical infantil: “ O Cravo e a Rosa”. Fez na Televisão Cultura, o programa infantil: “ Castelo Ra-tim-bum”. Fez a peça: “ Anjo Negro”. Fez : “ A Missão”.

Apresentou-se em Hannover e Berlim.

Fez o longa;: “ Um Homem Qualquer”. Em 2008, reestreiou: “ Ensaio sobre Carolina”. Fez o longa: “ The Imperfect Man”.

Apresentou-se em Salamanca, na Espanha.

Em 2009, como produtora e atriz atuou no “ Teatro Imprensa”, com o espetáculo infantil: “ O Cravo e Rosa”. E no “ Teatro Cosipa”, com: “ Loven Blembers”. Fez leitura dramática no Masp. Leu o texto: “ Oração Para Uma Negra”.

Gravou para a TV Cultura: “ Currículo”. Iniciou nesse ano o “ Projeto Construção da Imagem e a Imagem Construída pela Cia: Os Crespos”.

Em 2010, no Rio de Janeiro, trabalhou como atriz e produtora na “ Fundição Progresso”. Filmou o curta: “ Mumbi”. Fez leitura dramática da peça: “ Adeus Doutor”. Reestreou a peça: “ Ventos”. Fez o curta: D. O.R.”.

Em 2011, fez na Rede Globo,a minissérie: “ Amor em 4 Atos”. Filmou o curta;”Agua Sala”. Fez o filme publicitário: “ Chantilly”.

Foi premiada como “ Melhor Atriz Coadjuvante”, pela curta: “ D.O.R.”.

Em 2012, fez no SBT: “ Dona Flor e Seus Dois Maridos”, Fez na TV Globo: “Gabriela”. Produziu a comédia infanto juvenil: “ As Paparutas”. E estudou na “Escola de Artes”, de Cininha de Paula.

 

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais