PRÓ-TV


MARIA CEIÇA


O nome completo da atriz Maria Ceiça é Maria da Conceição Justino de Paula. Ela nasceu em 18 de outubro de 1965, na cidade do Rio de Janeiro. Sua atuação é tanto em televisão, como em cinema e em teatro.Maria Ceiça, desde menina, gostava de arte e atuava em teatro na escola,além de cantar no coral da igreja.

A música sempre esteve ligada ao seu trabalho. Fez no teatro vários musicais. Mesmo , quando na televisão, gravou a trilha sonora da música tema de seu personagem, que se chamava: Engrácia. No filme: ” Cruz e Souza”, Maria Ceiça canta em cena.

Em 1989, a atriz foi chamada para entrar na novela da Rede Globo de Televisão: ” Pacto de Sangue”. Começou aí sua carreira profissional. Depois disso , participou de várias outras novelas e minisséries. Em 1990, fez a minissérie: ” Mãe de Santo”. Em 91, a novela: ” Felicidade”. Em 93, outra novela: ” Fera Ferida”. Em 95: ” Tocaia Grande”, na Rede Manchete. Voltou à Globo, em 97 e fez a novela:” Por Amor”.Em 99, a minissérie: ” Chiquinha Gonzaga”. Em 2000, participou da novela: ” Uga-Uga”.

Em 2005, Maria Ceiça transferiu-se para a Rede Record e participou da novela: ” Prova de Amor”; Em 2007, entrou em: ” Caminhos do Coração”. Em 2008: ” Os Mutantes- Caminhos do Coração”. E em 2010, fez, na Record: ” A História de Ester”.

Em cinema, a atriz atuou em vários filmes. Ela estreou em 1991, fazendo o filme: ” Lambada”, produção internacional. Em 94, participou do filme nacional de sucesso: ” Carlota Joaquina”, de Carla Camurati.Em 96, fez: ” O Testamento do Senhor Nepomuceno, uma co-produção Brasil/Portugal/Cabo Verde. Fez em 98: “Orfeu”, de Carlos Diegues. Fez: ” Cruz e Souza, o Poeta do Desterro”, de Sylvio Back. Depois, em 2001, fez:”Aleijadinho, Paixão, Glória e Suplício”, de Geraldo Santos Pereira. Fez outros filmes importantes, como: “Obra do Destino”,de Alvarina de Souza; ” O Herói”, de Zezé Gamboa;” Papá- Rua Alguém 5555″, de Egydio Eronico; As Filhas do Vento”, de José Zito Araújo, que foi vencedor de oito prêmios no Festival de cinema de Gramado. A atriz fez ainda: ” Se Eu Fosse Você”, de Daniel Filho.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais