MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARIA ALVES


Maria Alves nasceu em 7 de novembro de 1947, na cidade de Lagarto, no estado de Sergipe.

Foi atriz, cantora, diretora, produtora, roteirista e instrumentista.

A carreira começou em 1964, no Cinema, quando participou da co-produção “Lana, Rainha das Amazonas” e  depois participou do filme “Elisa”, quando fez o roteiro, a direção e atuou como atriz, isso em 1973. Na mesma década ainda apareceu em “A Extorsão”; “Perdida”;  “Gente Fina É Outra Coisa”; “O Jogo da Vida”; “O Cortiço” , ” Se Segura, Malandro”;”Coronel Delmiro Gouveia”; “O Bom Burguês” e “Gargalhada Final”.

Na Televisão ela estreou em um pequeno papel em 1970, na Rede Globo, no sucesso de Janete Clair, “Irmãos Coragem”. Mas começou a se destacar apenas a partir de 1979, quando fez a novela “Marron Glacê” e o seriado “Plantão de Polícia”.

Em seguida atuou em “Baila Comigo“; na minissérie “Lampião e Maria Bonita”; nas novelas “Sol de Verão”; “Voltei Pra Você”; “Vereda Tropical”; “Selva de Pedra” e “Mandala“, além das minisséries “O Tempo e o Vento” e “Tenda dos Milagres“, todas as produções na TV Globo.

Na década de 1980, também se destacou no Cinema, atuando em “A Mulher Sensual”; “O Sequestro”; “Noites do Sertão”; “Para Viver Um Grande Amor”; “Fonte da Saudade” e “Romance da Empregada”.

Em 1989, Maria Alves se transferiu para a Rede Manchete, onde teve papel de destaque na novela “Kananga do Japão”, e depois atuou nas minisséries “Rosa dos Rumos” e “Na Rede de Intrigas”. Em 1991, voltou a TV Globo, onde fez “Felicidade”; “Fera Ferida”; “A Viagem”; “História de Amor” e “Por Amor”. Voltou para a TV Manchete em 1996, para atuar na novela “Xica da Silva“, e em 1998 estava na TV Cultura e TVE Brasil no seriado “A Tuma do Pererê”. Em 1998, na TV Record, fez a  novela “Louca Paixão”, e em 2001, voltou para as novelas da TV Globo e fez “As Filhas da Mãe”. 

No Cinema ela ainda atuou em ” Vai Trabalhar, Vagabundo, II”; “A Grande Arte”; “Sombras de Julho”; “O Lado Certo da Vida Errada”; “Mauá, O Imperador e o Rei” e “Ator, Profissão Amor” em 2002.

Maria Alves faleceu em 8 de maio de 2008, na cidade do Rio de Janeiro, aos 60 anos de idade, vitimada por um câncer de pele.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação