MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARGARIDA REY


Maria Margarida Lopes nasceu na cidade de Santos, litoral de São Paulo, no dia 17 de janeiro de 1922.

Ela foi atriz e atuou em cinema, televisão e principalmente em teatro, onde teve sua mais duradoura participação.

Com o nome artístico de Margarida Rey elea estreou em 1946, quando fez a peça teatral “A Rainha Morta”, com direção de Ziembinski para a companhia Os Comediantes. No mesmo ano fez “Desejo” de Eugene O’Neil. Em 1947, fez a peça “Volta em Terras do Sem Fim”.

Em 1951, ao lado de Madalena Nicol, participou de “O Homem, a Besta e a Virtude”, de Luigi Pirandelo. Em 1952, ao lado de Nicete Bruno, fez ”De Amor Também se Morre”.

Em 1954, Margarida Rey foi contratada pelo TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, e atuou nas principais montagens da companhia. Fez “Negócio de Estado”; “Cândida” e “Santa Marta Fabril”.

Depois, porém, a atriz saiu da companhia e foi para o Rio de Janeiro trabalhar na Companhia Tonia-Celi-Autran. Atuou em grandes papeis nas peças “Otelo”, de Shakespeare; “ A Viúva Astuciosa”, de Goldoni; ”Entre Quatro Paredes”, de Sartre; “Seis Personagens à Procura de um Autor”; “Esses Maridos” e “O Castelo da Suécia”, de Sagan e “Arsênico e Alfazema” de Kesselring.

Margarida voltou a São Paulo e entrou na Companhia Nicette Bruno, onde fez “Oito Mulheres”, de Robert Thomas; “Electra”, de Sófocles; “Os Físicos”, de Durrenmatt; “Édipo Rei” e “O Burguês Fidalgo”, de Molière.

Em 1974, depois de uma ausência, reapareceu ao lado de Miriam Mehler, em “Bonitinha, mas Ordinária”, de Nelson Rodrigues. Depois fez “Ilha das Cabras”.

Em Cinema, participou de três filmes: “Alegria de Viver”; “Porto de Caixas” e “Os Inconfidentes”.

Na Televisão ela estreou em “Nenhum Homem é Deus”, em 1969, na TV Tupi, e logo em seguida aparece em “Super Plá”, também no mesmo ano e na mesma emissora.  Ela vai para a TV Globo onde atua em ”Bandeira 2”, em 1971; “O Bofe”, em 1972; “Anjo Mau”, em 1976 e “ Sem Lenço e Sem Documento”, em 1977.

Margarida Rey faleceu em 19 de novembro de 1983, aos 61 anos de idade, vitimada por um edema pulmonar.

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação