MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARCOS WAINBERG


Marcos Wainberg nasceu em Porto Alegre, capital do RioGrande do Sul, em 27 de janeiro de 1949.

Ele começou sua carreira artísticapela televisão, embora tenha feito também bastante cinema. Já havia se mudadopara a cidade do Rio de Janeiro e foi na Rede Globo de Televisão que trabalhouem sua primeira novela, que foi: “Selva de Pedra”, em 1972. Quatroanos depois, ou seja, em 1976, fez na Televisão Tupi, uma participação nanovela:”Xeque Mate”. Voltou à Globo em 79 e participou de váriasnovelas seguidas. Fez em 79:”Os Gigantes”. Em 82:”Sol deVerão”. Em 86:”Hipertensão”. Ainda em 86, fez parte daminissérie de sucesso:”Anos Dourados”. Em 86 ainda, foi para a RedeManchete e fez : “Kananga do Japão”.Depois em 90,fez naGlobo:”Araponga”. Em 91, na Manchete, participou daminissérie:”Na Rede De Intrigas”. Em seguida fez:”FamíliaBrasil”e em 95:”Tocaia Grande”. Em 2003, fez no SBT:”JamaisTe Esquecerei”.E em 2004, até os dias de hoje(2011) passou a fazerhumorismo na Rede Globo. Ele tem uma participação fixa no programa:”ZorraTotal”.

Quanto às suas participações em cinema, começouantes de 1975, isto é, quase ao mesmo tempo em que iniciou na televisão. Esempre procurou intercalar um trabalho ao outro. Seu primeiro filme foi:”OsHomens Que Eu Tive”. Em 1975 fez:”A Extorsão”. Em 77:”EmanuelleTropical”. Em 79:”Pantera Nua”. E ainda em 79:”A Banda dasVelhas Virgens”.Em 83 participou de:”Momentos de Prazer eAgonia”. E em 84:”Mulheres Insaciáveis”.

Marcos Wainberg tem uma papel importante noprograma”Zorra Total”, que acontece todos os sábados à noite , pelaRede Globo. E isso o projetou para o Brasil todo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação