MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARCOS PAULO


Marcos Paulo Simões nasceu em  São Paulo, capital, em 1º de março de 1951.

Seu pai adotivo era o grande novelista paulistano Vicente Sesso, autor, entre outras das novelas “Sangue do Meu Sangue”; “Pigmaleão 70” e “Uma Rosa Com Amor”. 

Marcos Paulo, levado pelo pai, começou na TV Tupi de São Paulo, aos cinco anos. Aos 15 anos, ele atuou na novela do pai, “O Morro dos Ventos Uivantes”, na TV Excelsior e também em “As Aventuras de Eduardinho”. Ainda jovem fez “Ana”, na TV Record e “Sangue do Meu Sangue“, na TV Excelsior.

Em 1970, já com 19 anos, foi para a TV Globo, de onde nunca mais saiu. Começou, como ator, na novela “Pigmaleão 70″, e depois esteve em “Minha Doce Namorada”; “O Primeiro Amor”; “Uma Rosa Com Amor”; “Carinhoso”; “Fogo Sobre Terra”; “Gabriela”; “O Grito”; “O Casarão”; “Nina”; “Ciranda, Cirandinha”; “Plantão de Polícia”; “Eu Prometo”; “Transas e Caretas”; “Corpo a Corpo”; “Roque Santeiro”; “Sinhá Moça”; “Brega e Chique”; “O Primo Basílio”; O Salvador da Pátria”; “Tieta”; “Meu Bem, Meu Mal”; “Despedida de Solteiro”; “Olho no Olho”; “Quatro por Quatro”; “Cara e Coroa”; “Salsa e Merengue”; “Começar de Novo”; “Páginas da Vida” e “Desejo Proibido”.

Mas Marcos Paulo não se restringiu só a profissão de ator. Quis ser diretor e se deu muito bem. Co-dirigiu e foi o principal diretor em “Dancin’ Days”; “Brilhante”; “Parabéns pra você”; “Roque Santeiro”; “Fera Ferida”; “Meu Bem Querer”; “A Indomada”; “Força de um Desejo”; “Porto dos Milagres”; “O Beijo do Vampiro”; “Começar de Novo”; “Desejo Proibido” e “Malhação“.

Também atuou no Cinema onde esteve como ator em seis filmes: “Eu Transo, Ela Transa” em 1972; “Apolônio Brasil, o Campeão da Alegria” em 2003; “Diário de um Novo Mundo” em 2006; “Valsa Para Bruno Stein” em 2007; “Se Eu Fosse Você 2” em 2009 e “Faroeste Caboclo”, lançado em 2013.

O ator e diretor Marcos Paulo se casou cinco vezes. Sua primeira esposa foi a modelo italiana Tina Serina, com quem teve uma filha. Depois se casou com a jornalista e locutora Márcia Mendes; com a também jornalista Belisa Ribeiro; com a atriz Renata Sorrah, com quem teve outra filha, e com a atriz Flávia Alessandra, mãe de sua terceira filha, Giulia.

Ele chegou a ser o Diretor de Núcleo, cargo mais alto na teledramaturgia global, e nesse cargo ficou por vários anos.

No Cinema, seu único trabalho como diretor foi em 2011, quando realizou “Assalto ao Banco Central”.

Marcos Paulo em maio de 2011, descobriu um câncer no esôfago, vindo a falecer em 11 de novembro de 2012, precocemente, aos 61 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação