PRÓ-TV


MARCOS PALMEIRA


Marcos Palmeira de Paula é o nome todo do ator Marcos Palmeira. Ele nasceu em 19 de agosto de 1963, na cidade do Rio de Janeiro. Vem de uma família toda ligada à arte. Sua mãe é a produtora Vera Maria Borges Palmeira, que trabalha com o nome de Vera de Paula. Ela é filha do advogado sergipano Silval Palmeira, deputado federal, que foi cassado pela ditadura militar e da bacharel em Direito, Lourdes Borges, herdeira do coronel João Borges da Fazenda Cabana da Ponte, de Itororó, sudoeste da Bahia. O pai de Marcos Palmeira é o diretor Zelito Viana de Paula, filho de Francisco Anysio de Oliveira Paula, um dos homens mais ricos do Ceará. Francisco e Haydee são pais de Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o famoso humorista Chico Anysio. Zelito é um dos mais renomados diretores de cinema. Ele fundou com Glauber Rocha a ” Mapa Filmes”, empresa que dirige até hoje.Betse de Paula, irmã de Marcos, é diretora de cinema e já foi premiada com o filme: ” O Casamento de Louise”. Cininha de Paula também é importante diretora de televisão. E os filhos de Chico Anysio são atores.

A carreira de Marcos Palmeira começou em cinema , em 1968. Ele tinha apenas cinco anos e participou do filme: ” Copacabana me Engana”. Em 1980, já com 17 anos, fez o filme: ” O Grande Palhaço”.Em 84, fez: “Garota Dourada” e ” Memórias do Cárcere”. Em 85: ” Avaeté”. Em 86: ” A Cor do Destino” , ” Fulaninha” e “Trancado Por Dentro”. Em 87, fez: ” Ele, o Boto”, ” Leila Diniz”, ” Romance da Empregada” e ” Um Trem Para as Estrelas”. Em 88: ” Dedé Mamata”. Em 1990, fez: ” Barrela, Escola de Crimes”, ” Carnaval” e “Stelinha”. Em 91, fez: ” Vai Trabalhar Vagabundo 2″. Em 95, participou de um filme de grande sucesso: ” “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”. Em 96: “Buena Sorte”. Em 97: ” Anahy de Las Misiones” e ” O Amor Está no Ar”. Em 98: ” Como Ser Solteiro”. Em 2000, outro grande filme: ” Villa-Lobos- Uma Vida de Paixão”, em que interpretou o maestro quando jovem.Em 2001:” O Casamento de Louise”, dirigido pela irmã Betse. Em 2003: ” Dom”. Em 2007: ” O Homem que Desafiou o Diabo”. Em 2008: ” A Mulher do Meu Amigo”. Em 2009, “JK, Bela Noite Para Voar” e “Quase um Tango”.

Alguns desses filmes deram a Marcos Palmeira prêmios importantes. Ganhou o ” Kikito de Ouro”, como Melhor Ator, no Festival de Gramado, por “Barrela- Escola de Crimes”. Ganhou o ” Kikito de Ouro”, por “Dedé Mamata”, como Melhor Ator. Ganhou o ” Troféu Candango”, no Festival de Brasília, pelo filme: ” Anahy de Las Misiones”, como Melhor Ator.

Em 1988 Marcos Palmeira começou a trabalhar em televisão. Entrou para a Rede Globo e fez a novela: “Vale Tudo”. Em 1990, foi para a Rede Manchete e fez um bom papel na novela de imenso sucesso: “Pantanal”. Em 91, ainda na Manchete, fez: ” Amazônia”. Voltou à Globo em 93 e fez: ” Renascer”. Em 95: “Irmãos Coragem”. Em 96: “Salsa e Merengue”. Em 98: ” Torre de Babel”. Em 99: ” Andando nas Nuvens”. Em 2001: “Porto dos Milagres”. Em 2002: ” Esperança”. Em 2003: ” Celebridade”. Em 2006: “Belíssima”. Em 2008: ” Três Irmãs”. Entre 2009 e 2010, a novela “Cama de Gato”. Em 2012, esteve em um dos episódios da série “As Brasileiras” e na novela “Cheias de Charme”. Em 2013, esteve na microssérie “O Canto da Sereia” e na novela “Saramandaia”. Em 2014, fez “o Rebu”. E em 2015, “Babilônia”.

Marcos Palmeira fez também a grande minissérie: ” Memorial de Maria Moura”. E teve participações especiais em : ” Mandala”, ” Coração de Estudante” e “Cilada”, no Multishow.

Ele foi casado com Amora Mautner e eles têm a filha Júlia.

Marcos Palmeira é produtor de alimentos orgânicos, sem agrotóxicos em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Entre 2005 e 2007, estrelou o seriado “Mandrake”, na HBO – feita em parceria com a Conspiração Filmes. E entre 2008 e 2011, apresentou, na TV Cultura, o programa “A´Uwe”, de temática indígena.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais