PRÓ-TV


MARCOS LOSEKANN


 

Marcos Lozekann nasceu na cidade de Independência, Rio Grande do Sul, em 8 de janeiro de 1966.Ele é jornalista.

Lozekann começou a estudar direito, mas resolveu trocar de curso, em 1984 e fez jornalismo, que passou a ser sua paixão. Nesse mesmo ano , foi trabalhar na TV RBS, em Cruz Alta, interior do estado. Depois foi atuar em Pelotas,Caxias do Sul e por fim na capital, Porto Alegre, onde fez a RBS- Rádio. Passou depois para a RBS- Florianópolis. A RBS é rede afiliada da Rede Globo. E Marcos Lozekann passou a ser então o repórter mais jovem da rede.

Entre 1988 a 1990, ele realizou mais de 200 reportagens sobre Santa Catarina.

Em 1990, a Rede Globo o chamou para ir para Brasília, onde ficou por dois anos. Em 1992, foi para a Amazônia, quando passou a cobrir todo o Acre, Rondônia, Amazonas, Amapá, Roraima, parte do Tocantins e Pará e até países ao redor da Amazônia Brasileira..Foi então a Quito,para cobrir a guerra Equador X Peru., em 1994.

Lozekann revelou rotas de tráfico da Amazônia.

Em 1995, foi convidado para atuar no Rio de Janeiro, sempre pela Globo. Após cinco meses, foi transferido para São Paulo. E no ano 2000, foi transferido para Londres. Foi correspondente naquele país, até 2004, quando foi para Jerusalém, sendo o primeiro correspondente brasileiro no Oriente Médio.
Cobriu conflitos entre israelitas e palestinos. Fez reportagens na Cisjordânia,e Faixa de Gaza. Em 2006, houve a guerra entre Israel e Líbano, com os militantes do grupo libanês Hizbollah. Lozekan ficou no front de guerra. Os programas jornalísticos da Globo, nesse período, estouraram, pois refletiam a verdade, com imparcialidade. Completava seu trabalho, outro repórter, Munir Safatli.

Em 2006, Lozekann voltou a Londres, então como diretor da Central Globo de Jornalismo naquele país.

Marcos Lozekann é casado com a educadora mineira Ana Lélia e eles têm três filhos.

Ele é também escritor. Seu primeiro livro foi: “ O Ronco da Pororoca.” Depois publicou: “ Histórias de Um Repórter”. A seguir: “ O Dossiê Iscariotes”. Depois: “ O Segredo do Salão Verde” . Ainda: “ Entre a Cruz e a Suástica”. E , para ser lançado,: “ O Taxista de Gaza”.

 

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais