MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARCOS LOSEKANN


 

Marcos Losekann nasceu na cidade de Independência, Rio Grande do Sul, em 8 de janeiro de 1966. Ele é jornalista.

Losekann começou a estudar direito, mas resolveu trocar de curso, em 1984 e fez jornalismo, que passou a ser sua paixão. Nesse mesmo ano , foi trabalhar na RBS TV, em Cruz Alta, interior do estado. Depois foi atuar em Pelotas,Caxias do Sul e por fim na capital, Porto Alegre, onde fez a RBS Rádio. Passou depois para a RBS- Florianópolis. A RBS é rede afiliada da Rede Globo. E Marcos Losekann passou a ser então o repórter mais jovem da rede.

Entre 1988 a 1990, ele realizou mais de 200 reportagens sobre Santa Catarina.

Em 1990, a Rede Globo o chamou para ir para Brasília, onde ficou por dois anos. Em 1992, foi para a Amazônia, quando passou a cobrir todo o Acre, Rondônia, Amazonas, Amapá, Roraima, parte do Tocantins e Pará e até países ao redor da Amazônia Brasileira..Foi então a Quito para cobrir a guerra Equador X Peru., em 1994.

Losekann revelou rotas de tráfico da Amazônia.

Em 1995, foi convidado para atuar no Rio de Janeiro, sempre pela Globo. Após cinco meses, foi transferido para São Paulo. E no ano 2000, foi transferido para Londres. Foi correspondente naquele país, até 2004, quando foi para Jerusalém, sendo o primeiro correspondente brasileiro no Oriente Médio.
Cobriu conflitos entre israelitas e palestinos. Fez reportagens na Cisjordânia,e Faixa de Gaza. Em 2006, houve a guerra entre Israel e Líbano, com os militantes do grupo libanês Hizbollah. Losekann ficou no front de guerra. Os programas jornalísticos da Globo, nesse período, estouraram, pois refletiam a verdade, com imparcialidade. Completava seu trabalho, outro repórter, Munir Safatli.

Em 2006, Losekann voltou a Londres, então como diretor da Central Globo de Jornalismo naquele país.

Marcos Losekann foi casado até 2019 com a educadora mineira Ana Lélia e eles têm três filhos.

Ele é também escritor. Seu primeiro livro foi: “O Ronco da Pororoca.” Depois publicou: “ Histórias de Um Repórter”. A seguir: “ O Dossiê Iscariotes”. Depois: “ O Segredo do Salão Verde” . Ainda: “ Entre a Cruz e a Suástica”. E , para ser lançado,: “ O Taxista de Gaza”.

Em 2021, Marcos Losekann concluiu o curso de Direito no IDP – Instituto de Direito Público, em Brasília, se formando apenas no ano seguinte, em fevereiro, em plena pandemia da COVID-19. É setorista do Poder Judiciário, na capital federal, cobrindo sobretudo assunto dos STF – Superior Tribunal Federal, o que motivou a estudar Direito.

BIOGRAFIA ATUALIZADA EM 13/03/2024.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação