MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARCOS FROTA


Marcos Magano Frota é o nome inteiro do ator Marcos Frota.Ele nasceu na cidade mineira de Guaxupé, em 29 de setembro de 1956. É filho de Maria Teresa Magano e desde cedo mostrou interesse pelas artes, sendo que sua preferência sempre foi o circo.

Em televisão, Marcos Frota começou na Rede Globo, em 1976,fazendo a novela: ” Escrava Isaura”. Nesse mesmo ano fez: ” O Julgamento”. Em 77, atuou em: ” Nina”. Em 78, em: ” O Pecado Rasgado”. Em 79 fez os seriados: ” Malu Mulher” e ” Carga Pesada”.Em 80, entrou na novela: ” Plumas e Paetês”. Em 82: ” Elas por Elas”. Em 83: ” Fernando da Gata”. Em 84, fez a minissérie: ” Anarquistas, Graças a Deus” e a novela: “Vereda Tropical”.Em 85, fez o seriado: ” Caso Verdade”. Em 86, a novela: ” Cambalacho”. Em 87: ” O Outro” e a novela: ” Sassaricando”. Em 89: ” O Sexo dos Anjos”. Em 90, a novela: ” Mico Preto”. Em 91: “Vamp”

.Em 93, Marcos Frota fez o melhor papel de sua carreira. Foi o “Tonho da Lua”, na 2ª montagem da novela: ” Mulheres de Areia”. E foi um sucesso total.

Em 1995, Marcos Frota fez: ” A Próxima Vítima”. Em 96, fez a novela juvenil: ” Malhação”; Em 98, entrou no seriado: ” Era Uma vez” e em outra minissérie: ” Hilda Furacão”. Em 2000, ele trabalhou em: ” Aquarela do Brasil” e na novela: ” Uga-Uga”. Em 2001: ” O Clone”. Em 2003: ” Chocolate com Pimenta”. Em 2005: “América”. Em 2008, fez o seriado: ” Casos e Acasos”. E em 2010, o remake de “Ti ti ti”. Todos na Rede Globo de Televisão.

Em cinema, em 1985, Marcos Frota fez: ” Os Bons Tempos Voltaram” e ” Tropclip”; Em 88: ” Banana Split”. Em 93: ” Vagas Para Moças de Fina Trato”. E em 2000: ” Xuxa Popstar”.

Marcos Frota , em 1993, ficou viúvo de sua primeira mulher Cibele Frota, com quem teve três filhos: Apoena, Amaralina e Tainã. Depois foi casado com a atriz Carolina Dieckmann de 97 a 2004, e eles tiveram o filho Davi.

Sua paixão por circo se materializou, quando há muitos anos, Marcos Frota montou o seu. Nesse circo ele também atua, em números de trapézio. Além disso mantém uma escola para formar artistas circenses. É onde ele se dedica de corpo e alma.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação