PRÓ-TV


MARCOS AGUENA


Marcos Aguena é um dos comediantes , que fez parte do programa humorístico: ” Pânico na TV”. Ele é neto de japoneses e por isso ganhou a alcunha de ” Japa”. Seus avós vieram da ilha de Okinawa, ao sul do Japão. A família, uma vez em São Paulo, capital, foi morar em Osasco e trabalhava em feira. Desde os nove anos, Marcos ajudava os pais nesse trabalho. Mas queria ser ator e fez o Teatro Escola Ventonorte. Foi assim que foi se encaminhando para a vida artística.

Depois Japa começou a fazer animação em festas infantis. E contabilizou mais de 2000 festas e eventos, nos quais participou como animador. Atuava como palhaço, mágico, fantoche. Fez também peças infantis. E, embora japonês de origem, sempre agradou por suas ” palhaçadas” e imitações.

Marcos Aguena estudou e se formou em Publicidade e Propaganda, na Faculdade Anhembi- Morumbi e como locutor pelo SENAC. Seu inicio profissional em emissoras de rádio e televisão, foi em 1989, na TV Manchete do Rio de Janeiro. Foi ator-dublador do programa ” Cabaré do Barata”, com Agildo Ribeiro. Depois, em 1990, foi para a Rádio Guarujá AM e FM. Depois esteve em nada menos que dez emissoras diferentes, nas funções de produtor, locutor, apresentador, repórter. No ” Pânico” entrou na Rádio Jovem Pan FM. Fez os personagens: Palhaço Carequinha, o Pato, a Múmia, Mestre Fyoda, Carlos Caramujo, o repórter surdo. Por cinco anos redigiu a abertura do programa: ” Pânico”. Produziu a pauta das entrevistas e participou dos quadros: ” Boi na Linha”, ” Tô Maluco”, ” Nossa Língua Lulanesa”, entre outros. Ainda na Jovem Pan, por sete anos produziu e dirigiu o” Programa Paulo Jalaska”, também dirigiu shows e fez assessoria para Wellington Muniz, importante apresentador, de 1998 a 2003. Esteve oito anos no programa “Pânico”, a princípio na Rádio Jovem Pan e depois versão televisiva do programa, na Rede TV!.

No longo período do ” Pânico”, recebeu entre outros o Troféu Imprensa de Melhor Programa Humorístico em 2004, 2006 e 2007.

Além dessas atividades, Marcos Aguena também ingressou na área empresarial e é sócio-proprietário da “Communicare Produções”, empresa especializada em produtos e conteúdos para rádio, televisão e internet.

Por internet, Marcos Aguena apresenta um programa de rádio para o Japão, por meio da Rádio Fenix (wwwradiofenix.net), e esse programa ocupa as primeiras posições entre as web- rádios. Ele também foi docente na Radioficina, escola profissionalizante de locução.

Ficaram famosos os bordões que Japa criou no programa” Pânico”.

Em 2010, foi contratado para ser redator do “Programa do Ratinho”, no SBT.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais