MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARCO NANINI


Marco Nanini nasceu no Rio de Janeiro, em 31 de maio de 1948. Ator eclético, pode-se dizer que ele é quase inteiramente ”global”. Seu nome apareceu ininterruptamente desde 1969 até os dias de hoje, nas escalações da Rede Globo de Televisão.

Em 1969 fez: “A Ponte dos Suspiros”. E prosseguiu com: “O Cafona”; “O Primeiro Amor”; “A Patota”; “Carinhoso”; “Gabriela”, que foi sucesso internacional. Fez ainda: “A Moreninha”; “Pecado Capital”; “O Feijão e o Sonho”. Aí ele partiu para o cinema. Por essa mesma época fez: “As Mocas Daquela Hora”; “O Roubo das Calcinhas”; “A Noite dos Duros”. Esteve também TV Tupi de São Paulo, em 1977, quando apareceu em: “Um Sol Maior”.

Fez TV Bandeirantes, em 1979, em “O Todo Poderoso”. Mas voltou à Rede Globo, para grandes sucessos , como: “Feijão Maravilha”; “As Três Marias” ; “Elas por Elas”. Em 1983 foi para o SBT e fez: “Joana”, voltando a seguir para à TV Globo , onde fez: “Um Sonho a Mais” e depois: “Brega e Chique”. Apareceu em seguida em alguns filmes: “Noite”; ”Feliz Ano Velho”; “Anjos da Noite”. E fez mais uma coleção de sucesso, na Rede Globo de Televisão. Fez:: “TV Pirata”; “Pedra Sobre Pedra”; “O Alienista”; “Andando nas Nuvens”. Mas seus grandes sucessos foram em cinema e teatro.

No cinema, fez vários filmes. Em 1995, “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil”, em que fez o papel de D. João VI de forma bem jocosa. Em 1998, “Amor e Cia”’ ; em 2000 “O Auto da Compadecida”. Em 2001, “Copacabana” e “Caramuru – A Invenção do Brasil”. Em 2004, “Lisbela e o Prisioneiro” e Apolônio Brasil – Campeão da Alegria”. Em 2006, “Quem tem Medo da Irmã Vap”. Em 2008, “Romance”. Em 2009, “O Bem Amado”. Em 2009, “A Suprema Felicidade”, e em 2010, “O Bem Amado” – que também foi exibido como minissérie na TV Globo, no início de 2011.

Marco Nanini também fez muitos seriados e minisséries, como: “Invenção do Brasil”, “Brava Gente” e desde 2001 está na “A Grande Família”, que faz tanto sucesso, que permanece no ar até os dias de hoje (2011), e ganhou uma versão para o cinema em 2007. Na história, Nanini interpreta o papel de chefe da família, Lineu, um homem controlado, diferente dos demais membros da casa e com isso ele se salienta mais e dá o “tom” do programa.

Temos ainda que salientar que Marco Nanini fez um longo sucesso teatral, ao lado Ney Latorraca, na peça: “O Mistério de Irmã Vap”, que ficou muitos anos em cena. E que depois foi passado para o cinema. Por tudo isso ele é, sem dúvida, um dos maiores nomes do cenário artístico nacional.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação