PRÓ-TV


MARCÉLIA CARTAXO


O nome completo de Marcélia Cartaxo é Marcélia de Souza Cartaxo. Ela nasceu em 27 de outubro de 1963, na cidade de Cajazeiras, em Paraíba. Ela é atriz e diretora de filmes. Atua em televisão e em cinema.

Desde garota gostava de representar, tanto que fugia de casa e ia ensaiar com amigos, em quintais, às vezes até escuros, para que os pais não a descobrissem. Sua turma chamava-se: “ A Trupe do Mickey” e atuava ainda na pequena cidade de Cajazeiras. Mas a turma foi ficando mais ousada , e uma vez por ano, eles iam para a capital João Pessoa, e tentavam lá representar. Para aquela criançada, era como ir para Hollywood. A mãe de Marcélia era a que menos queria ver a filha atriz. Para ela era o mesmo que ser prostituta. Mas para a garota de nada adiantavam as zangas da mãe. Ela conseguia pequenos dinheirinhos, às vezes até pegando esmolas que os fieis deixavam na igreja de Santo Agostinho e ia ao cinema, ver filmes de Greta Garbo e outros grandes atores. E sempre orava assim: “ Um dia lhe pago, meu Santinho”.

No começo dos anos 80, o grupo de Marcélia resolveu montar a peça:” Beiço de Estrada”, texto de Eliezer Filho, que era a único universitário do grupo.E aí resolveram montar o “ Projeto Mambembão” e viajaram todo o país. Quando chegaram a São Paulo, Marcélia conheceu a cineasta Suzana Amaral. Foi a grande chance da atriz, que daí para à frente deslanchou.

Em cinema:

Foi onde Marcélia começou “ pra valer”, em 1885, participando do filme: “ A Hora da Estrela” Foi tal o sucesso, que a moça simples, do nordeste brasileiro, ganhou o grande prêmio: “ Urso de Prata”, tendo ido a Berlim, recebê-lo. E ainda ganhou o “ Prêmio de Interpretação”, no Festival de Brasília, pelo mesmo filme.

A partir daí, a atriz participou de mais de 20 filmes, sendo quase sempre a protagonista.Fez praticamente um filme por ano, de 1985 , a 2010. Os principais, entre eles, além do: “ A Hora da Estrela”, foram:” Brasa Adormecida”; “ Fronteira das Almas”; “ Césio 137- o Pesadelo de Goiania”; “ Policarpo Quaresma, Rei do Brasil”; “ Quanto Vale Ou É Por Quilo?”; “ O Céu de Suely”; “ Batismo de Sangue”; “ Baixio das Bestas”; “Madame Satã” e muitos outros.

Em televisão:

Começou em 1987, na TV Excelsior, hoje extinta. Fez as novelas: “ Alta Rotação”; “ Mico Preto”- ( está foi na TV Globo) E outra vez na Manchete: “ A História de Ana Rio e Zé Trovão”;” Amazônia”; “ Guerra Sem Fim”; “ Tocaia Grande”; “Mandacaru”. Mas quando a TV Manchete fechou , a atriz mudou-se definitivamente para a TV Globo. Fez três episódios da série: “ Você Decide”; fez as novelas: “ Suave Veneno”; “ Aquarela do Brasil”; “ Porto dos Milagres”; “ A Pedra do Reino”; “ Desejo Proibido”; “ Aquele Beijo” e atualmente( 2013) “ O Canto Da Sereia”, uma minissérie de quatro capítulos.

Como diretora:

Marcélia Cataxo dirigiu o curta-metragem:“ Tempo de Ira”.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais