MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MANOEL FERREIRA


Manoel Ferreira nasceu no paulistano Bairro do Limão em 08 de junho de 1930.

Começou como divulgador musical na capital paulista, na RCA-Victor, na RGE e na Odeon. Circulando pelos estúdios e programas de televisão, conhece os grandes nomes da época, meados dos anos 1950 e passa a compor músicas com e para eles.

O primeiro a gravar uma música de Manoel Ferreira foi o palhaço Arrelia, ou Waldemar Seyssel, e a composição foi “Tudo Bem” (“Como Vai“) de 1957, composta em parceria com Arrelia e Antonio Mojica.

Se casa com a já conhecida cantora Ruth Amaral e passam a compor músicas juntos, especialmente marchinhas carnavalescas, sendo a primeira “Acho que Sim”, para o Carnaval de 1969.

E depois Silvio Santos gravou muitas músicas que Manoel Ferreira compôs especialmente para ele, como “Transplante de Corinthiano” (também com autoria de Gentil Junior e Ruth Amaral); “A Bruxa vem Aí” (escrita com Ruth Amaral) e “A Pipa do Vovô” (também com Ruth Amaral e com o próprio Silvio Santos na parceria musical de letra e melodia).

Manoel Ferreira também teve músicas gravadas por Edith Veiga, Nerino Silva, Francisco Egydio, Salomé Parisio, Barros de Alencar, Carlos Aguiar, Orlando Dias e Maria Alcina.

Foi diretor da Sadembra (Sociedade Administradora de Direitos de Execução Musical do Brasil) e residia com a esposa Ruth Amaral na cidade de Santos, quando faleceu em 31 de maio de 2016, aos 86 anos.

 

 

 

 

 

 


							
							
							
						
 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação