PRÓ-TV


MANOEL DE NÓBREGA


Manoel de Nóbrega nasceu na cidadede Niterói, cidade do estado do Rio, em 25 de maio de 1913. Rapaz inteligente,com facilidade ingressou na faculdade de Economia ,no Rio de Janeiro. Mas,subitamente resolveu encaminhar-se para as artes. E começou sua carreiraartística em 1931.

Estava com 18 anos e sabia ter o mundo aos seus pés. Em 1940 mudou-separa São Paulo e foi trabalhar nas Rádios Cultura, Nacional, Tupi e Piratininga. Fazia de tudo. Mas logo ficou responsável porprogramas. Era ator e logo passou a diretor. Fazia os programas:”Domingosem Bola”, e “Zé da Bronca”, onde fazia o personagem título. Edaí sua importância no humor do rádio foi ficando cada vez maior. Foi entãoque ele foi chamando outros comediantes e lançou programas notáveis como:”Cadeira de barbeiro”, na Rádio Piratininga. A estrutura era baseadana conversa de um barbeiro com seus clientes. O programa era ouvido por todaSão Paulo. Participava também um engraxate que dizia:”Vai graxa,doutor?”.

Na década de 50, com o advento da televisão, passou aesse veículo e logo lançou pela TV Paulista, “A Praça da Alegria”.Sua inspiração para esse programa, que faz sucesso até hoje, veio à cabeçade Nóbrega, quando ele passou uns dias em Buenos Aires e da janela de seuhotel, via um senhor sentado num banco de praça, conversando com ostranseuntes. Pronto. Nascia ali o programa. Ele seria o senhor sentado, econvidaria comediantes os mais variados para as conversas. Verdadeiro Ovo deColombo Por seu banquinho passaram mais de 200 personagens.

Da TV Paulista,Nóbrega foi para a TV Record, para a TV Tupi. E foi assim que ele lançou:Ronald Golias, Canarinho, Chocolate, Moacir Franco, Walter Ribeiro dos Santos,Zilda Cardoso, José Vasconcelos, Maria Tereza, Costinha, Walter D’Avila, MuriloAmorim Correa e muitos outros. Em 25 de maio de 1970, Nóbrega “reformou”a praça e a tirou do ar. Estava cansado e achava que o público tambémestaria. Aí o programa foi para a TV Globo e teve o comando de Mieli . Mas nãodemorou muito para que seu filho Carlos Alberto de Nóbrega, que com eletrabalhava desde sempre, resolvesse retomar o esquema e lançou omesmo programa , com o nome:”A Praça da Alegria”, sendo ele que sesentava no banquinho. E o programa voltou a ter fôlego no SBT e ali está atéhoje(2007). No começo, porém, com Manoel de Nóbrega ,o programa tinha umagraça mais ingênua, popular. Os tempos mudaram e o programa mudou também. Masainda faz sucesso.

Vale lembrar que aidéia de criar o importante “Baú da Felicidade”, de SilvioSantos, foi de Nóbrega., que foi quem criou essa firma, mas ela estava emcondições precárias e Silvio Santos foi chamado para dar umas orientações.Isso de fato se deu, mas aos poucos, Nóbrega foi se afastando e acabou porvender sua parte a Silvio, que aí começou sua ascensão empresarial.

Manoel de Nóbrega foi o maior nome,quer de rádio ou televisão, na criação de programas humorísticos, em todo oBrasil.

Faleceu aos 63anos, no dia 16 de Março de 1976.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais