PRÓ-TV


MANOEL CARLOS


Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, mais conhecido apenas como Manoel Carlos ou Maneco, nasceu em São Paulo, em 14 de março de 1933. Ele é um escritor brasileiro.Um dos pioneiros da televisão, iniciou sua carreira na década de 1950, como ator e diretor. Seu início foina na extinta TV Paulista. Esteve também na TV Tupi, na TVExcelsior e na TV Record, onde dirigiu e produziu programas como a” FamíliaTrapo”,” Esta Noite se Improvisa”,” O Fino da Bossa” ,que era um programa com Elis Regina e Jair Rodrigues.

Programas esses muitoimportantes e que foram ao ar no início da década de 60. Depois ManoelCarlos foi para o Rio de Janeiro trabalhar na afiliada Associada de lá. Então, na TV Tupi do Rio, escreveu mais de 100 peças para o”Grande Teatro Tupi”. Foi uma época áurea, pois no elenco daTV Tupi, entre outros grandes atores, atuava Fernanda Montenegro. Eletrabalhou antes na TV Rio , que era o canal 13 carioca. AíManoel foi para TV Globo e participou da primeira fase do”Fantástico”, entre 1973 e 1976.

Em 1978 escreveu sua primeira telenovela:” Maria, Maria”, seguida por”A Sucessora”, ambas adaptações literárias, com grande sucesso. Em 1980,atuou como colaborador de Gilberto Braga em” Água Viva,” um clássico das telenovelas, que abordava justamente os conflitos da burguesia e da classe média cariocas, temática que permearia toda a sua obra desde então, como pode se verificar logo em81, em ” Baila Comigo”, sua primeira novela do horário nobre.Ela foi grande sucesso e o projetou nacionalmente. Em 1982,largou ” Sol de Verão” pela metade, abalado com o falecimento de Jardel Filho, protagonista da novela e seu amigo pessoal. A novela foi concluída por Gianfrancesco Guarnieri e Lauro César Muniz e saiu do ar antes do previsto.Emseguida Manoel Carlos deixou a Rede Globo, tendo entãoescrito duas tramas para a Rede Manchete: a minissérie “Viver a Vida,” em 1984, e a novela” Novo Amor”, em 1986. Em 1989, escreveu a minissérie”O Cometa “, para a Rede Bandeirantes.

Em 1991 voltou para a Rede Globo , quando escreveu a novela:” Felicidade”, uma livre adaptação da obra de AníbalMachado. Seguiram-se outros grandes sucessos:” História de Amor”,em 1995, que foi uma comemoração dos trinta anos de carreira da atriz Regina Duartee que pela primeira vez interpretava um papel no horário das 18 horas ecuja sinopse foi alterada, devido à determinação do Ministério da Justiça queconsiderou o tema da paixão de mãe e filha pelo mesmo homem inadequado para ohorário. O tema foi discutido na novela “Laços de Família”, em 2000.Essa novela também abordou a leucemia ,que ganhou o público.

Em1997, Manoel Carlos escreveu: ” Por amor”, em que retornou o tema do sacrifício que uma mãe é capaz de fazer pelos filhos, como na novela anterior “História deamor”. “Por amor” foi outra novela sua, que também abordava temas como bissexualismo, alcoolismo, jogo do bicho, e outros.” MulheresApaixonadas” teve muitos temas fortes, como lesbianismo, preconceito social e contra os idosos, celibato, alcoolismo, violência doméstica, traição, câncer, romance entre mulheres mais velhas e jovens rapazes, o tormento provocado pelo ciúme e outros.

Manoel Carlos escreveu também a minissérie” Presença de Anita”, em 2001, cuja protagonista era a estreante Mel Lisboa, escolhida entre outras 100 jovens. O trabalho foi baseado no romance homônimo de Mário Donato.Seu trabalho mais recente foi a novela” Páginas daVida”, de 2006, que abordou bulimia, racismo, Síndrome de Down, alcoolismo, impotência sexual e outros.Em 2009, ele escreveu a novela “Viver a Vida” e a minissérie “Maysa -Quando Fala o Coração”. E em 2014, escreve “Em Família”.

É pai do dramaturgo Ricardo de Almeida , que faleceu em1988, com quem co-escreveu” O Cometa “e da atriz Júlia Almeida, que atuou emtrabalhoscomo ” História de Amor”, e ” Mulheres Apaixonadas”.

Ele também escreveu textos e novelas para emissoras de vários países,como:TVs da Colômbia, TVs Americanas, TVs da Argentina, TVs da Itália e doPeru. É considerado por muitos o melhor novelista brasileiro.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais