PRÓ-TV


MAESTRO CIPÓ


Orlando Silva de Oliveira Costa, é conhecido como Maestro Cipó. Nasceu em Itapira, interior de São Paulo e quem o “amparou” foi dona Genny Zozimo, a Gina Parteira, uma inglesa ali chegada e que não tinha filhos, mas tratava as crianças que ajudava a nascer como dela. Ela era casada com seu Inocenzo. Entre os meninos que ela amava, encontrava-se Orlando Cipó, que ganhou esse apelido por ser traquinas e magricela., parecendo um cipó. Desde cedo, o maestro Cipó teve a oportunidade de receber as primeiras noções musicais, sob orientação do maestro Tocha Branti.

Em 1950, já na capital paulista, Cipó começou na carreira na Rádio Tupi. Chegou a ser diretor musical da extinta TV Tupi, mas trabalhou também na Rede Globo, como maestro e arranjador. Formou a Orquestra do Maestro Cipó, e ele esteve à frente da mesma, por mais de 20 anos. Cipó também fundou uma gravadora de jingles , a ” Tape Spot”. O maestro ainda esteve no SBT, no programa:”Cidade Contra Cidade”, Ele era casado com Carmem Costa e eles tiveram dois filhos.

O maestro Cipó faleceu no dia 3 de novembro de 1992, no Hospital Silvestre, do Rio de Janeiro, com 73 anos e foi sepultado no Cemitério São João Batista. Sua morte foi noticiada e pranteada em todo o Brasil.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais