MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MAESTRO CIPÓ


Orlando Silva de Oliveira Costa, é conhecido como Maestro Cipó. Nasceu em Itapira, interior de São Paulo e quem o “amparou” foi dona Genny Zozimo, a Gina Parteira, uma inglesa ali chegada e que não tinha filhos, mas tratava as crianças que ajudava a nascer como dela. Ela era casada com seu Inocenzo. Entre os meninos que ela amava, encontrava-se Orlando Cipó, que ganhou esse apelido por ser traquinas e magricela., parecendo um cipó. Desde cedo, o maestro Cipó teve a oportunidade de receber as primeiras noções musicais, sob orientação do maestro Tocha Branti.

Em 1950, já na capital paulista, Cipó começou na carreira na Rádio Tupi. Chegou a ser diretor musical da extinta TV Tupi, mas trabalhou também na Rede Globo, como maestro e arranjador. Formou a Orquestra do Maestro Cipó, e ele esteve à frente da mesma, por mais de 20 anos. Cipó também fundou uma gravadora de jingles , a ” Tape Spot”. O maestro ainda esteve no SBT, no programa:”Cidade Contra Cidade”, Ele era casado com Carmem Costa e eles tiveram dois filhos.

O maestro Cipó faleceu no dia 3 de novembro de 1992, no Hospital Silvestre, do Rio de Janeiro, com 73 anos e foi sepultado no Cemitério São João Batista. Sua morte foi noticiada e pranteada em todo o Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação