PRÓ-TV


MACEDO NETO


O nome completo do ator Macedo Neto era José Oswaldo Noronha de Macedo Neto. Ele nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Itatiaia, em 17 de novembro de 1928 e faleceu no Rio de Janeiro, em 13 de dezembro de 1984.

Ele era ator, radialista e compositor brasileiro.

Suas atividades artísticas eram em televisão e cinema. Nunca trabalhou em teatro.

Antes de ir para o Rio de Janeiro, Macedo Neto trabalhou na Rádio Tupi de São Paulo.Era radialista. Depois mudou-se para o Rio e se apaixonou pela cantora Dolores Duran, com que veio a se casar. Trabalhou então muitos anos na Rádio Nacional. Em seguida trabalhou também na Atlântica Cinematográfica. Depois foi convidado para trabalhar na Rede Globo de Televisão.

Começou em televisão em 1969, na novela da Globo: “ Cabana do Pai Tomás”. Em 70, entrou em: “ Irmãos Coragem”. Em 72, fez: “ O Primeiro Amor” e “ A Patota”. Em 73: “ O Semideus”. Em 76: “ O Feijão e o Sonho”. . Em 77: “ O Astro”. Em 78: “ Sinal de Alerta”. Em 79 e 80: “ Planeta dos Homens”. Em 81: “ Terras do Sem Fim “. E em 82: “ Paraíso”.

Em cinema, fez no ano de1949, o filme: “Quase no Céu”, no tempo em que ainda morava em São Paulo. Em 51, fez: “ Anjo do Lodo”. Em 58: “ Hoje o Galo Sou Eu”.. Em 59: “ O Batedor de Carteiras”. Em 70:” Juliana do Amor Perdido”. Em 72: “ Independência ou Morte”. Em 73: “ Obsessão”. Em 76: “ O Jeca Contra o Capeta”. Em 77: “ O Crime do Zé Bigorna”. E em 1980: “ O Jeca e a Ègua Milagrosa”.

Foi casado muitos anos com Dolores Duran, mas eles vieram a se separar. Macedo Neto ficou muitos anos sozinho. Só veio a se casar pela segunda vez com uma jovem de 27 anos, em 1982. Mas a morte veio ao seu alcance e ele faleceu em 1984, vítima de leucemia, que o levou ao câncer. Estava com 56 anos.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais