MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUTERO LUIZ


Luthero Luiz nasceu na cidade de São Miguel das Missões, no estado do Rio Grande do Sul, em 05de janeiro de 1931.

O início de sua carreira foi em rádio, como ator, em 1952. Formou-se na primeira turma de Artes Cênicas, na Faculdade de Filosofia de Porto Alegre. Fez teatro por muito tempo, tendo participado de 24 peças teatrais. Fez também cinema e televisão.

Transferiu-se para São Paulo em 1962 e se especializou em interpretar personagens simples e de forte apelo regional, tanto nas novelas e minisséries que fez na TV como nos vários filmes que participou.

No Cinema estreou em 1969, em “Pára Pedro” e depois fez “Jogo da Vida e da Morte”; “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa”; ”A Rainha Diaba”; “Motel”; “O Marginal”; ”Costinha e o Rei da Selva”; “Guerra Conjugal”; “Simbad, O Marujo Trapalhão”; “Se Segura Malandro”; “Ladrões de Cinema”; “Parceiros de Aventura”; “Dora Doralina”; “O Santo e a Vedete”; “Gabriela”; “O Cangaceiro Trapalhão”; ”Para Viver Um Grande Amor”; “Pedro Mico”; “O Rei do Rio”; “Ópera do Malandro”; “Romance da Empregada”; “Luar Sobre Parador”; “Solidão, Uma Linda História de Amor” e “Vai Trabalhar Vagabundo 2”, que foi exibido em 1991.

Na Televisão, começou na TV Excelsior, em 1966, em um pequeno papel na novela “Redenção”,a mais longa da nossa TV. Em 1969, fez na TV Tupi, “João, Juca Jr” e em 1973 estava na TV Globo no elenco da novela “O Bem- Amado”. Na mesma emissora ele ainda participaria de “O Espigão”; “Pecado Capital”; “Escalada”; “O Casarão”; “Sem Lenço, Sem Documento”, e do seriado “O Bem- Amado”, em 1980, e das minisséries “O Tempo e o Vento” e “Grande Sertão- Veredas”.

Suas últimas novelas na TV Globo foram “O Outro”, em 1987; “Vale Tudo” em 1988; “Fera Radical”, em 1988;  “O Salvador da Pátria” em 1989 e “O Sexo dos Anjos” em 1989/1990, novela que não terminou.

Quando estava atuando na novela ”O Sexo dos Anjos”, Lutero Luiz descobriu que tinha um câncer no fígado. Veio a falecer no Hospital Beneficência Portuguesa, no Rio de Janeiro, em 20 de fevereiro de 1990, aos 57 anos de idade. A autora da novela, Ivani Ribeiro, inventou um viagem para seu personagem, da qual ele não voltou mais.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação