MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIZ ORIONI


Luiz Orioni nasceu em Franca, no interior de São Paulo, em 20 de junho de 1929.

Logo se interessou pela arte da interpretação e começou em rádio, pois possuía voz grave e bonita, embora fosse um tipo franzino. Como ele era contratado pelas Emissoras Associadas de São Paulo, assim que foi inaugurada a Televisão Tupi, a pioneira, ele percebeu que ali havia espaço para ele. E então começou a atuar em um veículo e no outro.

Na TV Tupi foi lançado um programa de muito sucesso e que ficou 16 anos no ar, o “TV de Vanguarda”. Luiz Orioni foi aproveitado em muitos “episódios”. O “TV de Vanguarda” era um programa que acontecia a cada 15 dias, nas noites de domingo e que fazia enorme sucesso, pois eram peças inteiras, adaptadas de filmes ou peças de teatro ou ainda, de romances universais.

Nesses programas, Luiz Orioni apareceu em: “O Inspetor Geral”; “Henrique IV”; “Hamlet”; “No Caminho da Vida”; “Mas não Se Mata Cavalo?”; “O Espectro de Ross”;
‘Macbeth”; “Anjo de Pedra”; “Divórcio a Três”;”A Flor Eterna”; “De Ilusão também se Vive”; “Ilusão”;”Fora da Barra”.

Luiz Orioni foi escalado para entrar num filme, que foi muito importante na época:”O Sobrado“, feito pelas Emissoras Associadas, de Assis Chateaubriand.

Depois de um breve intervalo, voltou a ser escalado nos “TV de Vanguarda” e nos “TV de Comédia”. Fez também o seriado “Conde de Monte Cristo” e a série “Aimberê, o Pequeno Guerreiro”.

Fez o “Grande Teatro Tupi” e foi para as novelas, onde esteve também em “Cleopatra”; “Klaus , o Loiro” e”Somos Todos Irmãos”. Depois, já na TV Globo, fez a novela “Eu Compro Esta Mulher”;”O Sheik de Agadir”; “Anastácia, a Mulher sem Destino”; “Gabriela”; “A Moreninha”; “Vejo a Lua no Céu”; “Sem Lenço, Sem Documento”; “Sinal de Alerta”; “Estúpido Cupido”; “Gina”; “Pai Herói”; “Memórias de Amor”; “Os Gigantes”; “Chega Mais ” e “Coração Alado”‘.

Luiz Orioni tinha o tipo físico, que se adaptava a inúmeros papeis e assim, tanto na TV Tupi, como na TV Globo, ele foi muitíssimo escalado.

Orioni morreu de um ataque súbito do coração, em 12 de setembro de 1980.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação