MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIZ LINHARES


Luiz Gonzaga Linhares nasceu em Astolfo Dutra, interior de Minas Gerais, em 16 de abril de 1926.

Competente e premiado ator, pertenceu no final dos anos 1940 a Companhia Teatral Teatro dos Doze, onde trabalhou com Sergio Cardoso, Sergio Britto e Ruggero Jaccobbi.

Depois foi dirigido por Adolfo Celi no TBC (Teatro Brasileiro de Comedia). Fez espetáculos memoráveis como “Arsênico e Alfazema”; “A Dama das Camélias”; “Antígone”; “Leonor de Mendonça” e “Mortos Sem Sepultura“.

No Cinema trabalhou em “O Desafio”; “O Bandido da Luz Vermelha”, dirigido por Rogerio Sganzerla; “Os Inconfidentes“, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade; “Anchieta, José do Brasil” de Paulo César Saraceni; “Tudo Bem” de Arnaldo Jabor; “O Homem do Pau Brasil” e “Memórias do Cárcere” de Nelson Pereira dos Santos .

Ator de poucas novelas, trabalhou em “Nenhum Homem é Deus”com Walmor Chagas e Lilian Lemmertz, na TV Tupi de São Paulo, em 1969; “João da Silva” com Lourdes Mayer na TV Educativa do Rio de Janeiro e “O Noviço“, adaptado por Mário Lago na TV Globo do Rio de Janeiro, em 1975. Foi dirigido por Antunes Filho em vários teleteatros da TV Cultura de São Paulo.

Luiz Linhares faleceu em sua cidade natal, em 20 de abril de 1995, aos 69 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação