MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIZ JATOBÁ


Luiz Jatobá nasceu em Maceió, no dia 5 de janeiro de 1915.Estudou Medicina e se especializou em Ortopedia. E logo após a formatura, foifazer pós-graduação nos Estados Unidos. Com isso acabou por ter um bomrelacionamento no país americano. E isso lhe trouxe proveito posterior, em suacarreira de locutor, pois seu grande sonho era o rádio. Dono de uma vozesplêndida, conseguiu ser considerado o locutor de melhor voz do Brasil e daSAméricas. Era desinibido e, incentivado por uma namorada, inscreveu-se para umconcurso de locutores e , em 1935, ganhou uma colocação na Rádio Jornal doBrasil. Quando ele voltou ao Brasil , após terminar seus estudos no paísamericano, passou a escrever reportagens para vários jornais cariocas e para aRevista Manchete. E passou a ser locutor do mais importante noticioso do rádiodo nosso país: “A Hora do Brasil”. Foi um dos principaisprogramas em que atuou. Programa obrigatório, ia ao ar às oito horas danoite, em transmissão para todo o país, e dava as notícias diretamente dacapital brasileira. Em 1940, Luiz Jatobá foi convidado para ser locutorda Columbia Broadcasting Systems, a CBS, em Nova York. Ali tornou-se o locutorbrasileiro que dava as notícias sobre a Segunda Guerra Mundial. Além dissoapresentava traillers cinematográficos para a Metro Goldwin Mayer. FernandoChateaubriand, sobrinho do jornalista Assis Chateaubriand, fundador datelevisão no Brasil ,convidou Luiz Jatobá para apresentar o primeirotelejornal da TV Tupi do Rio de Janeiro, que foi inaugurada em janeiro de1951. Além desse jornal televisivo, Jatobá foi trabalhar na Rádio MayrinkVeiga, no mesmo ano e depois esteve na Rádio Nacional, onde ficou de 1958 a1960. Depois passou para a Rádio Excelsior e depois, em 1969, para a TV Globo.

Três anos depois voltou aos EstadosUnidos, onde novamente trabalhou narrando traillers para as empresas Columbia,Paramount, para a Universal Pictures e para a United States InformationAgency.

Luiz Jatobá também trabalhou no “Jornal de Vanguarda’, pois ele assumiu a direção de jornalismo da TV Excelsior do Rio de Janeiro e esse jornal foi uma verdadeira revolução notelejornalismo brasileiro. Criado por Fernando Barbosa Lima, juntou num mesmonoticioso vários dos principais jornalistas da imprensa escrita, cada um tendoa sua sessão. Foi um marco inesquecível no Brasil.

Luiz Jatobá esteve no rádiobrasileiro por 45 anos. E quando perguntado qual a melhor notícia que leu,respondia:”Foi sobre a descoberta da vacina Salk.”E a mais triste?” “Foi quando tive que noticiar o lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima”.

Luiz Jatobá faleceu em Nova York-EUA, no dia 9 de dezembro de 1982.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação