MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIZ JACINTO SILVA – CORONEL LUDUGERO


Luiz Jacinto Silva nasceu na cidade de Caruaru, em Pernambuco, em 03 de abril de 1929.

Começou a trabalhar muito cedo. Era menino, tinha doze anos, quando foi ser ajudante de padeiro. Aos 16 anos, passou para entregador de telegramas. Mudou de cidade, foi para São Bento do Una e depois Sirinhaém. Aos 18 anos foi para o Recife, capital de Pernambuco, onde fez concurso para telegrafista. Não foi aprovado, mas conseguiu emprego, pois sabia taquigrafia. E ali ficou até ingressar na vida artística.

Seu começo foi na Rádio Clube de Pernambuco, onde sob o patrocínio da Manteiga Turvo, fazia um programa ao meio-dia. Em 1960, conheceu Luiz Queiroga, e com o incentivo de Hilton Marques, foi criado o personagem Coronel Ludugero, que veio a dar muita visibilidade e prestígio a Luiz Jacinto. Era uma sátira aos coronéis antigos.

E assim Luiz Jacinto entrou para o teatro e para o cinema. Fez alguns filmes como “República da Traição” e ”Vozes do Medo”.

Um terrível desastre pôs fim prematuramente à vida de Luiz Jacinto. Ele e toda a sua trupe sofreram um desastre de avião na Baía de Guajará, em Belém do Pará. Foi no dia 14 de março de 1970, mas o corpo do ator só foi encontrado em 30 de março e sepultado um dia depois, em sua cidade natal, Caruaru. Ele estava com 41 anos.

Até hoje todos os tipos que Luiz Jacinto criou são revividos, por fãs e admiradores do artista, no Nordeste. Isso acontece principalmente nas festas juninas.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação