MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIZ GUSTAVO


Luiz Gustavo Sanchez Blanco tem como nome artístico Luiz Gustavo.

Filho de um cônsul espanhol, nasceu em São Paulo, capital a 02 de fevereiro de 1940. Sua irmã, Helenita Sanches era radioatriz das Emissoras Associadas Tupi e Difusora.

Foi lá que ela conheceu e se enamorou do colega Cassiano Gabus Mendes, que com apenas 23 anos passou a ser o diretor artístico da Televisão TUPI. Helenita Sanches apareceu nos primeiros programas da TV TUPI, mas logo casou-se com Cassiano, e deixou a vida artística. Ficou apenas cuidando de seu lar, marido e filhos. Mas Tatá, ou seja, Luiz Gustavo, que era apenas um garotão, conseguiu um emprego com o cunhado Cassiano.

Começou como assistente de Luiz Gallon, que por sua vez era assistente de Cassiano. Por estar no meio de atores e atrizes, não demorou muito para querer ingressar nessa atividade, E logo mostrou muito talento, que Cassiano notou e apoiou. Assim Tatá, como era chamado por todos de 1964 a 1969 trabalhou nas “Emissoras Associadas”. Fez: “Se o Mar Contasse”; “O Sorriso de Helena”; “O Direito de Nascer”; “Teresa”; “O Pecado de Cada Um”; “O Amor Tem Cara de Mulher”; “Ciúmes”; “Yoshico, Um Poema de Amor”; “A Hora Marcada”; “Estrelas no Chão”; e “Beto Rockfeller”. Essa novela é considerada a primeira da televisão moderna.

E o sucesso de Luiz Gustavo como anti-herói foi total. Em 1971 Tatá fez: “Editora Mayo”; “Bom Dia”, na TV Record. Em seguida fez na TV Tupi: “A Volta de Beto Rockefeller”; “Os Inocentes”; “O Sheik de Ipanema”. Passou então para a TV Globo, em 1976. Fez: “Anjo Mau”; “Duas Vidas”; “Te Contei?”. Em 1979, na TV Bandeirantes fez: “Cara a Cara”. E na Globo novamente fez: “Elas por Elas” (1982, em que interpretou Mário Fofoca, personagem de tanto sucesso, que no ano seguinte teve uma temporada como seriado); “Ti-Ti-Ti” (1985, em que interpretou o estilista Victor Valentim); “O Salvador da Pátria” (1989, em que interpretou Juca Pirama) e “O Mapa da Mina”( 1993).

Entre 1994 e 1996, fez o seriado “Confissões de Adolescente”, da TV Cultura. O programa se tornou referência no tratamento com os jovens, e foi exibido também pela TV Bandeirantes, em 1996 e pelo canal a cabo Multishow, em 2001.

De volta a TV Globo, entre 1996 e 2002, esteve no seriado humorístico “Sai de Baixo”, outro grande sucesso, onde Luiz Gustavo fazia o Tio Vavá. Depois, retornou as novelas globais. Em 2004, fez “Começar de Novo”. Em 2005, “Alma Gêmea”. Em 2006, “O Profeta”. Em 2008, “Três Irmãs”. Em 2009, “Cama de Gato”. Em 2010, esteve no remake de “Ti ti ti”, mas desta vez interpretando o personagem Mário Fofoca, da novela “Elas por Elas”. Em 2011, fez “A Vida da Gente”. Em 2012, esteve na temporada do seriado “Malhação”.

E em 2013, no canal Viva (que é das Organizações Globo), atuou em uma série de 4 episódios inéditos do humorístico “Sai de Baixo”. Participou também da novela “Joia Rara”, da TV Globo.

No cinema, já fez oito filmes, destaque para: “O Sobrado” (1956), “Beto Rockfeller” (1970), “Amanda Amante” (1978), “As Aventuras de Mário Fofoca” (1982) e “O Casamento de Romeu e Julieta” (2005).

Luiz Gustavo é considerado um dos maiores atores do cenário nacional. E, se teve à princípio uma colaboração do cunhado Cassiano Gabus Mendes, em verdade ele fez por merecer. Inteiramente à vontade em qualquer papel que faça, ele é, sem dúvida um talento.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação