MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIZ GONZAGA


Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu, estado de Pernambuco. Foi tão bom artista que ganhou vários apelidos, como:” O Rei do Baião”, que foi o que mais pegou e se espalhou por todo o país. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, eraempregado de um latifúndio, mas nas horas vagas gostava de tocar acordeão. ELuiz Gonzaga,quando jovem , foi lavrador, trabalhou de enxada no campo.

Mas depois começou a se dedicar à arte, aprendeuo instrumento com seu pai e se deu muito bem,foi elogiado, imitado, copiado, mas, apesar de adorar a música,anosmais tarde, veio a ser fazendeiro,pois gostava também do campo. Como profissional, começou sua carreira como sanfonista, tocava em festas, em forrós,em feiras e depois na Rádio Clube do Rio.Foi para o sul do país, mas conservou seu estilo inteiramente nordestino.Esteve na Rádio Nacional,Cultura, Record e Tupi, que era uma das Emissoras Associadas.

Trabalhou também em emissoras de televisão e sua principal atividade foi como compositor.Ogênero musical que o consagrou foi o baião.E a canção emblemática foi o”Asa Branca”, feita em 1947, em parceria com o advogado cearenseHumberto Teixeira.Aos 18 anos apaixonou-se por Nazarena, uma moça de suaregião. mas o pai dela proibiu o namoro, e ainda mandou seus capangas darem umasurra em Luiz Gonzaga. Revoltado , ele ingressou no exército, em Crato, Ceará.Viajou então por vários estados, como soldado, por nove anos. Conheceu em Juizde Fora o soldado Domingos Ambrósio, que era sanfoneiro. Recebeu importanteslições musicais.Em 1939, deu baixa no exército e passou a dedicar-se àsmúsicas.

A primeira música que Luiz Gonzaga gravou foi”Vira eMexe”, em 78 rotações, em 1941. Mas, como cantor, sua primeira gravaçãofoi em 1945, e foi a mazurca:”Dança Mariquinha”. Em verdade LuizGonzaga gravou mais de 100 discos. Foi, realmente, “O Rei do Baião”.Gravou mais de um disco por ano, de 1941 até o fim de sua vida. Dentretodas, as músicas que mais fizeram sucesso : foram: “A Morte doVaqueiro”; “A Triste Partida, Patativa do Assaré”; “A Vidado Viajante”;”Adeus, Iracema”;”Assum-Preto”;”Asa-Branca”;”Jardim da Saudade”;”O Xote dasMeninas”;”No Meu Pé de Serra”;”O VéioMacho”;”Padroeira do Brasil”; “Perpétua”;”Piauí”; “Quase Maluco”;”Quero Chá”;”PadreSertanejo”;”Respeita Januário’;”Sabiá”;”Sanfona doPovo”;”Sanfoneiro do Zé Tatu”;”São João na Roça”;”Vem Morena”;”Xote dos Cabeludos” e inúmeras outras.

Em 1945, uma cantora chamada OdaléiaGuedes deu à luz a um garotinho, na época em que Luiz Gonzaga teve umcaso com ela. Embora ela já estivesse grávida, quando o namoro deles começou,Luiz Gonzaga perfilou o menino, dando-lhe o nome de Luiz Gonzaga do NascimentoJunior. E ele veio a se transformar num grande cantor, conhecido comoGonzaguinha. Em 1948, Luiz Gonzaga casou-se depois com a pernambucana HelenaCavalcanti, sua secretária particular. .

Luiz Gonzaga sofria de osteoporose e veioa falecer de parada cárdio-respiratória, aos 76 anos, na capital pernambucana, em 2 deagosto de 1989, mas foi sepultado em seu município natal. Vários livros foramescritos sobre Luiz Gonzaga, dentre os quais:” Vida de Viajante – A Sagada Luz”;”Tributo a Luiz Gonzaga”;”O Melhor de LuizGonzaga”;Luiz Gonzaga: A Música Como Expressão Do Nordeste”. LuizGonzaga foi realmente o maior nome da música nordestina nacional.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação