MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIZ CARLOS TOURINHO


Luiz Carlos de Castro Tourinho Filho nasceu em Niterói, em 16 de maio de 1964.

Desde cedo interessou-se por teatro, e procurou cursos. Fez o Teatro Tablado, onde se formou, ainda na adolescência. Começou sua carreira em 1984, participando do espetáculo teatral “A Louca Trilogia” e atuando em um “Caso Verdade” na TV Globo, e depois na novela “TiTiTi” em 1985.

No Teatro ainda se destacou nos espetáculos “O Guarani”; “Miss Banana”; “O Gato de Botas” e “Uma Dupla de 2”.

O sucesso surgiu em 1989, quando fez o personagem Miguel na minissérie “O Cometa”, na Rede Bandeirantes, ao lado de Carlos Augusto Strazzer.

Em seguida, voltou para a Rede Globo de Televisão, onde fez a novela “Era Uma Vez” em 1993; a “Escolinha do Professor Raimundo” em 1995; “Chico Total” em 1996 e 1997; “Caça Talentos“; a novela “Suave Veneno” em 1999; os programas “Gente Inocente”; “Sai de Baixo” e “Xuxa No Mundo da Imaginação”, além da novela “Kubanacan” e dos seriados “Sob Nova Direção” e “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

O último trabalho de Luiz Carlos Tourinho na TV foi na novela “Desejo Proibido”, em 2007, que ele terminou de gravar semanas antes de sua morte repentina.

Em Cinema, o ator participou de cinco filmes, de 1988 a 2004. Fez “Super Xuxa Contra o Baixo Astral”; “For All – O Trampolim da Vitória”; “Tainá, Uma Aventura na Amazônia”; “Xuxa e os Duendes 2 – No Caminho das Fadas” e “Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida”.

Em 2005, Luiz Carlos Tourinho descobriu que tinha um aneurisma cerebral. Tratava-o com constância, mas foi internado em 2008, quando a doença o derrubou. Ele faleceu em 21 de janeiro de 2008, aos 43 anos de idade, na cidade de Niterói.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação