MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIZ CARLOS LACERDA


Luiz Carlos Lacerda nasceu em 15 de julho de 1945,no Rio de Janeiro.

Começou no cinema em 1965 como assistente de direção de Ruy Santos e estreou como diretor em “Mãos Vazias”, em 1971, uma adaptação do romance homônimo de Lúcio Cardoso, com Leila Diniz em um papel que aborda a questão da mulher na sociedade brasileira.

Seu maior sucesso como diretor de cinema veio em 1987 com a versão para a tela grande de “Leila Diniz”, a história da grande atriz que foi interpretada por Louise Cardoso.

Realizou e roteirizou cerca de 30 curtas metragens sobre personagens da cultura brasileira como Nelson Pereira dos Santos; Lucio Cardoso; Cecilia Meireles; Ernesto Nazareth; Oduvaldo Viana Filho e Alex Viany.

Lacerda também é roteirista e diretor de filmes publicitários e seriados para a TV. Seus últimos filmes como diretor de cinema foram “For All – O Trampolim da Vitória” em 1997, uma história no estilo chanchada, sobre a presença do exército americano na cidade de Natal durante a Segunda Guerra Mundial; “Viva Sapato!” uma co-produção com a Espanha filmada no Rio e em Havana, e “Introdução à Música do Sangue”, em 2015.

É professor do curso de cinema da Escola Internacional de Cinema de Cuba e da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação