MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIZ CARLOS BRAGA – ator


Luiz Carlos Braga nasceu no Rio de Janeiro em 08 de dezembro de 1935.

O ator se destacou na cena teatral carioca nos anos 1950 atuando no espetáculo “Hamlet” de William Shakespeare.

Trabalhou no “Grande Teatro Tupi” na emissora carioca dos Diários Associados e no cinema se revelou como galã em “De Vento em Popa” em 1957, filme dirigido por Carlos Manga.

Com a atriz e comediante Dercy Gonçalves ele fez dois filmes nessa época, “Entrei de Gaiato” e “Minervina Vem Aí” e se torna um dos maiores amigos da atriz, repetindo a parceria em vários espetáculos de teatro.

A estréia nas novelas aconteceu em 1967 em “Anastácia, a Mulher Sem Destino” de Gloria Magadan em 1967. Na emissora fez ainda “Sangue e Areia” em 1968.

Na TV Record de São Paulo fez parte do elenco do seriado “Ternurinha e Tremendão” e depois partiu para as novelas, fazendo parte do elenco de “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os Deuses Estão Mortos”; “O Tempo Não Apaga” e “Os Fidalgos da Casa Mourisca”.

Na TV Tupi de São Paulo atuou na novela “Vila do Arco” em 1975 e a seguir esteve em “Tchan, a Grande Sacada” e “Éramos Seis”. Participou de quadros de humor no “Programa Silvio Santos” e na TV Globo ao lado de Dercy Gonçalves fez a minissérie “La Mamma”.

No Cinema se tornou presença constante nos anos 1970 e 1980, e participou de vários filmes, entre eles “Casinha Pequenina” ao lado de Mazzaropi em 1963; “Juventude e Ternura”; “Balada dos Infiéis”; “O Amuleto de Ogum”; “Amadas e Violentadas”; “Possuídas Pelo Pecado”; “Dezenove Mulheres e Um Homem”; “Bandido, Fúria do Sexo”; “O Paraiso Proibido”; “Liliam, A Suja”; “Ousadia”; “Mulher Tentação”; “Brisas do Amor”; “As Seis Mulheres de Adão”; “Tensão e Desejo”; “Onda Nova” e “Extremos do Prazer”.

Luiz Carlos Braga faleceu em São Paulo, em novembro de 1994, aos 59 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação