MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIS FERNANDO VERÍSSIMO


Luís Fernando Veríssimo nasceu na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 26 de setembro de 1936. Ele é escritor. Ele é também roteirista de televisão.

Mais conhecido por suas crônicas de humor, por sátiras de costumes, que são publicadas diariamente em vários jornais do Brasil, ele tem várias outras atividades artísticas. É cartunista, é tradutor, é autor de teatro, é romancista, publicitário, copy desk de jornal e músico. Suas múltiplas funções apareceram já quando bem pequeno e foram muito apreciadas em sua família, que vinha já de um ramo intelectual. Luis Fernando Veríssimo é filho do famoso romancista brasileiro Érico Veríssimo. Viveu muitos anos nos Estados Unidos, em decorrência dos trabalhos do pai, que era professor universitário na Universidade de Berkeley e diretor Cultural da União Pan- Americana em Washington. Sendo assim, Luis Veríssimo fez o primário em San Francisco e o secundário em Washington.

Aos 14 anos, junto com sua irmã Clarissa e um primo, Luis Fernando editava o jornal de nome” O Patentino”(que é o nome que se dá à privada, no Rio Grande do Sul), e que, em verdade, ficava pendurado em um varal exatamente no ” banheiro” da casa. Quando morava nos Estados Unidos, apaixonou-se pelo jazz e estudou saxofone, tendo feito viagens a Nova York, para assistir Charlie Parker, Dizzi Gillespie.

Em 1956, Luis Fernando voltou ao Brasil e foi trabalhar no departamento de arte da Editora Globo. Em 1960, fez parte do grupo musical: ” Renato e Seu Sexteto”, apresentando-se profissionalmente em bailes da cidade, Era um sexteto de 9 integrantes( e por isso eles o chamavam: ” O Maior Sexteto do Mundo”.)

Em 1962, mudou-se para o Rio de Janeiro, trabalhando como publicitário e tradutor. Foi quando conheceu e se casou com a carioca Lúcia Helena Massa, com quem está casado até hoje e eles têm três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.

Em 1967, de volta a Porto Alegre, Luis foi trabalhar no jornal ” Zero Hora”, a princípio como copy desk (revisor de textos), depois como redator substituto e depois passou a assinar sua própria coluna. Em princípio sobre futebol. Depois tornou-se redator da agência de publicidade MPM Propaganda. Em 1970, passou a escrever na ” Folha da Manhã”, com uma pauta mais abrangente, que incluía gastronomia, política, música, literatura, cinema, esporte, etc. Tudo tratado com ironia e ideias bem pessoais. Em 1971, junto com amigos, criou o ” Pato Macho”, publicação moderna, com cartuns, etc.

Em 1973, Luiz Fernando publicou seu 1º livro: ” O Popular”, depois do que não parou mais. Seu nome está na lombada de mais de 100 livros, que “são crônicas, contos ou coisa parecida”, como ele mesmo diz.Seus principais livros são: ” A Grande Mulher Nua”; ” Ed Mort”; ” O Analista de Bagé”; ” A Velhinha de Taubaté”; ” A Mulher de Freud”; ” Zoeira”; ” Pai Não Entende Nada”. ” O Santinho”; ” Comédias da Vida Privada”; ” A Versão dos Afogados”; ” A Mancha” e inúmeros outros. Ele participa também de antologias e tem reedições. Além disso escreveu romances, que são: ” Pega pra Kaput”; ” O Jardim do Diabo”; ” Gula- O Clube dos Anjos”; ” O Opositor”; ” A Décima Segunda Noite”; ” Os Espiões”. E tem roteiros de viagens: ” Traçando New York”; ” Traçando Paris”; “Traçando Porto Alegre”; ” Traçando Roma”; ” América”; ” Traçando Japão”; ” Traçando Madrid”. Ele tem também cartuns e quadrinhos. Tem ainda livros de poemas e livro infantil.

Em 2006, Veríssimo, então com 70 anos, foi considerado o escritor mais vendido no Brasil, tendo atingido o número de 5 milhões de exemplares de livros. E muitos de seus livros foram adaptados para a televisão. São personagens criados pelo escritor gaúcho: Ed Mort, Velhinha de Tubaté, Analista de Bagé, As Cobras, Família Brasil, Dorinha e outros.

Sua popularidade é imensa no país todo e ele é considerado o maior homem de idéias. E ele já recebeu inúmeros prêmios, como o ” Prêmio Juca Pato”, e o” Prêmio Multicultural Estadão”.

Ele tem 4 CDs lançados, com o conjunto de que faz parte: ” Jazz 6″.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação