MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIS ERLANGER


O nome completo de Luiz Erlanger é Luis Horta Barbosa Erlanger. Ele formou-se em jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em meados de 70, entrou como estagiário no jornal “ O Globo” e foi trabalhar com

Iran Frejat.No ano seguinte, já formado,foi ser repórter do setor geral, cargo em que ficou até 1982. Foi fazer a cobertura da eleição estadual, fazendo a cobertura de Leonel Brizola a governador.. Depois disso, Erlanger passou á editoria de política. Em 1984, mudou-se para Brasília, e foi cobrir a candidatura de Tancredo Neves. Apesar de ter sido eleição indireta, isso marcou muito a política brasileira e a carreira de Erlanger, pois Tancredo foi o 1º presidente civil, após 20 anos de ditadura. Mas Tancredo Neves foi internado na véspera da posse e faleceu dias depois. Erlanger acompanhou toda a agonia de Tancredo Neves, que emocionou todo o país. E o repórter Luis Erlanger tornou-se chefe da editoria de política em Brasília. Só quatro anos depois, voltou à Globo do Rio,como Editor de Política, a convite de Evandro Carlos de Andrade. Dois anos depois, porém,voltou à Brasília, como diretor da sucursal Nesse período houve o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello, e uma crise assolou o país.

No final de 1992, Erlabger voltou ao Rio , como sub-chefe do jornal, ao lado de Merval Pereira, assumindo posteriormente o cargo de chefe. No longo período em que trabalhou na Globo, acompanhou todo o seu crescimento, sua informatização, tendo sido o gestor desse processo. Em 1995, quando Evandro Carlos de Andrade assumiu a Direção da Central Globo de Jornalismo, Erlanger fez parte da equipe. Tornou-se depois diretor editorial da CGJ.

Grandes furos de reportagens aconteceram então, como; a barbárie da PM da Favela Naval, em São Paulo; o massacre dos sem-terra em Eldorado dos Carajás, no Pará; denúncias de contrabando envolvendo Forças Armadas, em 97, e outras.

Em 2000, a convite da então diretora da rede Globo, Marluce Dias da Silva, Luis Erlanger assumiu o cargo de diretor da Central de Comunicação da Globo- CGCOM, que a partir de 2011, tem seis diretorias:Identidade Visual, Planjamento e Gestão, Comunicação Corporativa, Produção Editorial, Responsabilidade Social e Relações Públicas e Propaganda e Design.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação