MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUCIANO HUCK


Luciano Huck nasceu na capitalpaulista,em 3 de setembro de 1971. Filho de um renomado jurista brasileiro,Hermes Macedo Huck e da urbanista Maria Dora Grostein , Luciano estudou naFaculdade de Direito da USP e ali se formou como bacharel. Mas logo inclinou-separa o jornalismo e foi também na USP, que se formou em JornalismoTendo essas duas formaturas,porém, logo dedicou-se ao rádio e depois àtelevisão. Foi chamado para trabalhar na Rádio 89, antiga Rádio Rock de SãoPaulo. De lá foi para a Rádio Jovem Pan, onde criou oprograma:”Miau”. E sua carreira deslanchou. Teve ainda oprograma:”Torpedo da Pan”.

Sua carreira em televisão começou naRede Bandeirantes, com o programa: “Circulando, que era um programete,apresentado no final da noite, com apenas 10 minutos de duração. ELuciano logo ganhou fama nacional, com o programa:”H”, que era devariedades,voltado para o público juvenil. Sempre na Bandeirantes, Lucianocriou as personagens Tiazinha e Feiticeira. Ambas caíram no gosto dopúblico e Luciano se tornou um apresentador diferente, no cenárioartístico brasileiro.

Foi quando a Rede Globo o chamou. Nocomeço todos consideraram erro sua transferência de emissora, mas logoperceberam que ele estava certo. Na nova emissora lançou o “Caldeirão doHuck”. programa que vai ao ar às tardes de sábado e que se tornou umsucesso nacional. De seu jeito jovem e inteligente de ser, Luciano Huckfoi criando quadros diferentes, originais e de grande apelo popular. Ele sabelidar com o povo e o conquista sobremaneira. Faz entrevistas dentro de carros,como motorista, apresenta o :”Soletrando”, programa cultural jovem,que busca meninas e meninos muito inteligentes do Brasil inteiro, o queatrai também professores e educadores e o público em geral.

É casado desde 2004 com a tambémapresentadora Angélica e eles têm dois filhos: Joaquim e Benício.

Luciano Huck já fez participações especiais na dramaturgia da Globo, com destaque para o seriado “As Cariocas” (2010), no qual contracenou com sua esposa.

No cinema, já atuou em: “Xuxa Requebra” (1999), “Xuxa e os Duendes” (2001), “Um Show de Verão” (2004, protagonizado ao lado de Angélica) e “Xuxa e o Mistério de Feiurinha” (2009).

Em 2010, fez sua estreia como dublador, na animação “Enrolados”, em que empresta sua voz ao personagem principal.

Luciano Huck é idealizador e diretorda ONG “Instituto de TV e Cinema”. que tem o objetivo de capacitarjovens de baixa renda em profissões técnicas, nas áreas audio-visuais.Ele fundou o Instituto em junho de 2004.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação