MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUCIANO DO VALLE


Luciano do Valle nasceu em Campinas, estado de São Paulo, em 4 de julho de 1947. Desde cedo gostou de esportes e começou sua carreira profissional na Rádio Brasil de Campinas. Passou por várias emissoras e foi para a Rádio Nacional de São Paulo. Sua voz, sua dicção e seu estilo foram ganhando nome em todo o Brasil.

Luciano foi para a televisão e começou pela Rede Globo, em 1974. Transmitiu a Copa do Mundo em 1982, na Espanha. Aí ele foi para a Rede Record, mas não queria ser apenas um narrador, desejava ser um empresário de esportes no país, e um grande incentivador dos esportes. O que realmente conseguiu. Aconteceu então o” boom” do vôlei brasileiro e de outros esportes. Luciano criou o programa “Show do Esporte”, e foi ele quem fez os nomes de Bernard, Montanaro, Renan, William, que ficaram conhecidos como “Geração de Prata” do Vôlei Brasileiro.

Depois Luciano lançou Maguila como grande nome do boxe nacional. Foi então que se transferiu para a TV Bandeirantes. Transmitia qualquer evento esportivo ,como boxe, sinuca, esportes de praia, e até pingue-pongue, enfim uma série interminável de modalidades esportivas.

Foi Luciano do Valle quem quebrou o monopólio do futebol sobre todos os demais esportes nos meios de comunicação do Brasil. O seu programa “Show doEsporte”, ia ao ar aos domingos e tinha longa duração.

Luciano do Valle apresentou ao Brasil a Formula Indy de corrida de carros . Eclético, inteligente, abrangente, seu nome foi crescendo dia a dia. E ele, como empresário, conseguindo muito sucesso e ganhando dinheiro. Juntou-se à Empresa de Marketing Esportivo Traffic de J.Hawilla, à TV Bandeirantes e eles conseguiram transformar a TV Bandeirantes na “Emissora dos Esportes”. Promoviam uma enorme série de torneios esportivos.

Resumindo sua carreira: Luciano esteve na TV Globo entre 1974 e 1982 e na Band, em dois períodos: entre 1983 e 2003 e entre 2006 até o final de sua vida. Passou também pela TV Record entre 1982 e 83; e entre 2004 e 2006, sempre sendo o principal locutor dos canais no qual trabalhou.

Nos últimos anos, fixou residência em Porto de Galinhas, Pernambuco, e veio a falecer abruptamente em 19 de abril de 2014, aos 66 anos, em plena atividade.

Sua última narração foi dias antes, na final do Campeonato Paulista de futebol, em que o Ituano, um time pequeno, venceu o Santos. Voz marcante da TV brasileira, jamais será esquecido.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação