MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LÚCIA LAMBERTINI


Lúcia Lambertini nasceu em São Paulo, em 26 de junho de 1926.

Muito expansiva e alegre, ela era baixinha e sempre aparentou menos idade do que tinha.

Quando a Televisão Tupi foi inaugurada, em 1950, Lúcia Lambertini já tinha amizade com Tatiana Belinky e Júlio Gouveia, que começaram as tratativas para lançar os programas infantis na televisão, o que aconteceu em 1952. Lúcia com seu tipo físico e seu talento, encaixava-se perfeitamente no papel de Emília, a bonequinha da adaptação para a TV do “Sítio do Picapau Amarelo” a partir da obra de Monteiro Lobato.

Toda a década de 1950, foi dedicada por ela e seu grupo às peças e programas infantis no Teatro e na TV. Lúcia fez Emília, no “Sítio do Picapau Amarelo” na Tupi, e  depois fez Heide, Pollyana, Pollyana Moça; além de trabalhar nas novelas e seriados “O Pequeno Lorde” e “Aventuras de Tom Sawyer”, e também começou a ser escalada nos “TV de Vanguarda” e “TV de Comédia” da TV Tupi.

Intercalou seus trabalhos de atriz com os de autora de novelas e produtora de programas. Como roteirista escreveu as novelas “Quem Casa com Maria?“; “Yoshico, Um Poema de Amor“, a primeira novela brasileira dedicada à colônia japonesa, “As Professorinhas” e “Os Amores de Bob”.

Foi produtora de novelas na TV Bandeirantes e na TV Cultura, entre elas, “Amor de Perdição”, “Escrava do Silêncio” e “O Moço Loiro”. Sua importância também cresceu por ser um dos principais nomes da criação do modelo de TV educativa. Esteve por muitos anos na TV Cultura de São Paulo como produtora e autora.

Lúcia Lambertini casou-se com o diretor e produtor Hélio Tozzi,mas mesmo depois do casamento continuou atuando na TV. Fez como atriz a novela “Sozinho no Mundo” em 1968, e seu último trabalho foi com a personagem Cidinha na novela “A Viagem” na TV Tupi em 1975.

 Ela veio a falecer repentinamente, após uma parada cardíaca, em 23 de agosto de 1976.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação