MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUCÉLIA SANTOS


Maria Lucélia dos Santos é o nomecompleto de Lucélia Santos, atriz conhecida internacionalmente.Ela nasceu nacidade de Santo André, que faz parte da Grande São Paulo, em 20 de maio de1957. Lucélia é filha de Maurílio Simões dos Santos e de Maria Mourados Santos. Ela começou sua carreira em teatro. Estava com catorze anos quandofez:”Dom Chicote Mula Manca e seu fiel companheiro ZéChupança”.Depois disso, Lucélia fez um curso de teatro com EugênioKusnet. E então participou da peça :”Transe”e de”. Rock HorrorShow”.

Foi em 1976, porém, que LucéliaSantos começou realmente como profissional de cinema e de televisão. Em cinema,de 1976 a 2011 participou de vinte e dois filmes. Em 76 fez:”Ibraim doSubúrbio”,”Um Brasileiro Chamado Rosaflor”e “Já não seFaz Amor Como Antigamente”. Em 77 participou de:”Paranóia”. Em81 fez mais três filmes:”Ëngraçadinha”,”Bonitinha MasOrdinária”e “Álbum de Família”. em 82:”O Sonho NãoAcabou”. Em 85:”Luz Del Fuego” e “Fonte da Saudade”.Em86:”Baixo Gávea”e”As Sete Vampiras”. Em 87, fez vozno documentário:”Terra para Rose”.Em 2001, participou de mais trêsfilmes:”Três Histórias da Bahia”,”Timor Lorasae- O Massacre QueO Mundo Não Viu”- documentário que foi dirigido por Lucélia Santos e”Terra de Deus”.Em 2008, fez “Destino”. E em 2010, “Lula, o Filho do Brasil”.

Em televisão, Lucélia Santos começoujá com um enorme sucesso. Foi a novela:”Escrava Isaura”, da RedeGlobo de Televisão, que foi lançada em 11 de outubro de 1976. Foi gigantescasua aceitação. A novela viajou por vários países, inclusive:Cuba, Rússia,Polônia, e China.Nesses países , Lucélia Santos se transformou na maiorestrela, ficou adorada por toda a população. tanto que, em 1985, Lucéliarecebeu o troféu:”Äguia de Ouro” , que pela primeira vez foioferecido pela China a uma artista estrangeira. A novela “EscravaIsaura”foi considerado o produto mais dublado, segundo pesquisa doprograma americano de TV:”Good Morning America”.

Mas Lucélia continuou fazendo TV na RedeGlobo. Em 77, fez:”Locomotivas”. Em 78:”Ciranda Cirandinha”.Em79:”Feijão Maravilha”. Em 80:”Ägua -Viva”.Em81:”Ciranda de Pedra”.Em 83:”Guerra dos Sexos”.Em84:”Meu Destino É Pecar” e”Vereda Tropical”. Em86:”Sinhá Moça”.

Em 1987, Lucélia Santos passou para aRede Manchete, onde fez:” Carmem”. Em 90, foi para o SBT e atuou em”Brasileiras e Brasileiros”. Em 90, também no SBT,fez:”Dona Anja”. Em 2001, voltou à Globo e participou de:”Malhação”. Em 2006, na Rede Record fez:”CidadãoBrasileiro”. Em 2007, fez na Rede TV! :”Donas de CasasDesesperadas”, uma adaptação, para o Brasil, do seriado americano. Depois, atuou apenas em participações especiais nos seriados “Casos e Acasos” (2008) e “Aline” (2011), ambos da TV Globo.

O enorme sucesso que LucéliaSantos teve com “Escrava Isaura”, fez com que sua carreira, decerta forma fosse diferente da dos demais.Ela visitou, como convidada, muitospaíses. Isso, por vezes, impossibilitou sua carreira no Brasil. Ela fez partetambém de comitivas governamentais e diplomáticas, como quando esteve naChina, na comitiva do presidente Fernando Henrique Cardoso, e foi recebida peloprimeiro ministro Deng Xiao Ping, da China. Um dos seus admiradores maisdeclarados é Fidel Castro, que fez questão de convidá- la à Cuba. E elaconsta com destaque na fita de VHS, produzida naquele país, quandoLucélia fez o filme:”Luz Del Fuego”. Quando a atriz realizou odocumentário sobre a independência de Timor Leste, fez muitas viagens, e oconcluiu com dificuldades, mas o filme foi censurado no 8º Festival deJacarta.

Lucélia Santos posou nua para aRevista Playboy por duas vezes, sendo que a segunda foi quando ela fez o filme”Luz Del Fuego”.

A atriz foi casada com o maestroJohn Neschling, com teve o filho Pedro, que é também ator.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação