MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LOURDES DE MORAES


Lourdes Leite de Moraes nasceu em Pindorama, São Paulo, em 13 de novembro de 1939.
Se formou em Artes Cênicas na Turma de 1963 da Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD-SP). E a partir daí divide sua carreira entre os palcos e a televisão.
Estréia na TV Tupi fazendo o “TV de Vanguarda” em 1964 e em 1976 se destaca no elenco da novela “O Julgamento” contracenando com o ator Ewerton de Castro.
O grande destaque na TV vem em 1977, quando interpreta a personagem Justina na novela “Éramos Seis” na versão da Rede Tupi de Televisão, uma adaptação de  Silvio de Abreu juntamente com Rubens Ewald Filho, a partir do romance de Maria José Dupré, com direção de Atilio Ricco.
No Teatro, trabalhou ao lado de grandes nomes como Lelia Abramo, Claudio Mamberti, Carlos Augusto Strazzer e Ruth Escobar, em montagens como “Lisístrata” de Aristofanes em 1967; “O Milagre de Annie Sullivan”; “Agamenon”; “Electra”; “O Pelicano” e “Álbum de Família”.
Lourdes de Moraes atuou na última versão do “Sítio do Picapau Amarelo” da TV Globo interpretando a beata Esperança.  Trabalhou na TV Cultura em teleteatros e na CNT/Gazeta fez a novela “Antonio dos Milagres”.
Faleceu no Rio de Janeiro, em 28 de outubro de 2013, aos 73 anos de idade.
 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação