MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LIZA VIEIRA


A atriz Liza Vieira nasceu na capital paulista, em 18 de setembro de 1949. Ela atua em teatro, cinema e televisão.

Foi casada com o também ator e diretor de televisão e de cinema, Adriano Stuart.

Em teatro:

Foi onde Lisa Vieira começou, ainda nos tempos de estudante, como amadora. Em seguida começou em televisão, onde mais atuou. Mas em 2010, muitos anos depois, fez a peça: “Advogado de Deus”, da conhecida médium e escritora Zíbia Gasparetto, que era um estudo sobre ética profissional. Essa peça foi encenada no Teatro Santo Agostinho.

Recentemente fez parte do elenco do espetáculo “Malefícios do Amor”, baseado em tres pequenas peças de Tchecov, que fez carreira no Teatro Jaraguá, em São Paulo. Em seguida atuou ao lado da atriz e amiga Kate Hansen no espetáculo “O Filho”, encenado no Piccolo Teatro.

Em cinema:

Em cinema Lisa atuou em nove filmes. Fez em 1974, os filmes “Pensionato de Mulheres” e  “O Supermanso”, e no ano seguinte “A Noite dos Duros”, filme no qual foi dirigida por seu então marido Adriano Stuart.

Se destacou também em “Paixão e Sombras” de Walter Hugo Khouri e “Contos Eróticos” ao lado de Lima Duarte. Na televisão, Lisa Vieira fez sempre papeis doces, de mocinhas, de heroínas, mas em cinema fez filmes fortes.

Em televisão:

Começou em 1972, na pioneira TV Tupi, e entrou na novela: “Camomila e Bem- Me-Quer”. Em 1973, fez a 1ª versão de: “ Mulheres de Areia”. Em 1974, participou de ” O Machão”, na mesma emissora. Continuou na TV Tupi e fez, em 1975, “ O Velho, O Menino e O Burro”. No mesmo ano fez “ Um Dia, o Amor”. Em 1977, entrou em ” Um Sol Maior”. Todas na TV Tupi.

Depois disso, em 1978, Lisa transferiu-se para a TV Globo e fez “ A Sucessora”. Em 1980, entrou em “ Coração Alado”. Em 81 em “O Amor É Nosso”. Em 1982 esteve no vasto elenco de “Sétimo Sentido”, e em 1986 no remake de “Selva de Pedra”. Todas na TV Globo.

Lisa transferiu-se então para o SBT e fez a novela “Cortina de Vidro”.

Em 1997, a atriz foi para a Rede Record de Televisão e fez “ A Filha do Demônio”. No mesmo ano, entrou em “ O Direito de Viver”. Em 1998, atuou em “Alma de Pedra”, e em 2000 em “Marcas da Paixão”.

Em 2007, Lisa Vieira foi para o SBT e participou de “Maria Esperança” e em 2013, fez “Chiquititas”, como a professora Sofia, também no SBT.

 

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação