MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LINDA GAY


Linda Gay nasceu na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 27 de dezembro de 1921.

O início da carreira de Linda foi em Porto Alegre, quando atuou em “Pedra Redonda 39”, em 1965, novela dirigida e estrelada pelo ator Tarcísio Meira.

Depois disso, a atriz transferiu-se para São Paulo, onde fez muitas atuações nas novelas da TV Record: “Algemas de Ouro”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os Deuses Estão Mortos” ; “Pingo de Gente” e “Meu Adorável Mendigo”.

Em 1974, ela se transferiu para a TV Tupi onde participou dos sucessos de ”Ídolo de Pano”; “Éramos Seis”;  o seriado “Senhoras e Senhores“e o remake de ”O Direito de Nascer”.

No início dos anos 1980 faz a minissérie “Partidas Dobradas” na TV Cultura e depois a novela “Braço de Ferro” na TV Bandeirantes. Seus últimos trabalhos na Televisão foram nas minisséries “Anarquistas, Graças a Deus” e “Memórias de um Gigolô” na TV Globo.

No Cinema, Linda Gay atuou bastante nas décadas de 1970 e 1980, que foi uma época de filmes de forte apelo sexual. Ela fez “Ninguém Segura Essas Mulheres”; “Pintando o Sexo”, “O Doador Sexual”; “Convite ao Prazer”, “A Noite das Depravadas”, “Bonecas da Noite”; “Bacanal de Colegiais” e “Besame Mucho”.

Linda Gay faleceu em São Paulo, em novembro de 1990, aos 69 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação