MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LILICO


Olívio Henrique da Silva Fortes nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 8 de outubro de 1937.

Ele era um garoto muito pobre que vendia balas nos programas de auditório da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Num certo dia, não apareceram calouros suficientes para atuarem no programa “Trem da Alegria”, de Lamartine Babo e então o garoto, que gostava de cantar, foi convidado para fazê-lo. Fez sucesso e aí começou sua carreira.

Foi convidado então pela diretora Geisa Bôscoli, que dirigia o “Teatro de Bolso”, para estrelar uma comédia teatral. Ele aceitou prontamente e nascia aí o ator e comediante Lilico.

Começou então a participar de programas humorísticos na rádio e logo passou para a televisão, como humorista.

Em 1968, fez o programa “Balança Mas Não Cai” e o sucesso junto ao público telespectador chegou. Depois fez “Oh, Que Delícia de Show” e  “Alô, Brasil, Aquele Abraço”, ambos na TV Globo, e na TV Tupi fez parte do elenco de “Alegríssimo”; “Rio Boa Praça”; “Domingo Alegre” e “Deu a Louca no Show”.

Voltou para a TV Globo e participou de “A Praça da Alegria” em 1977 e “O Planeta dos Homens” de 1978 a 1982. Ele se apresentava com um bumbo e contava piadas e filosofava. Depois Lilico trabalhou também  no SBT, onde fez “A Praça é Nossa”, em 1990.

Lilico teve problemas cardíacos e respiratórios e faleceu em 23 de setembro de 1998, aos 61 anos de idade, na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação