MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LETÍCIA SABATELLA


Letícia Sabatella nasceu em BeloHorizonte, capital mineira, em 8 de março de 1971. Seu pai é um engenheiro deuma usina elétrica. Por causa da profissão do pai, a família se mudou, quandoLetícia estava com dois anos apenas, para a cidade mineira de Volta Grande.Viver aí a fez gostar de mato,de plantas, de vida simples. Mas ela começou aestudar teatro, quando a família transferiu-se para Curitiba. Fez curso debalê e teatro. Ela fez, porém, só dois anos de teatro, pois resolveu fazer umteste na TV Globo e foi aprovada.

Foi , logo a seguir, chamada para fazer oseriado:”Os Homens Querem Paz”, em 1991. Nesse mesmo ano fez anovela:”O Dono do Mundo”. Depois participou de vários capítulosde:”Você Decide”. Em 93, fez a minissérie:”Agosto”. Em 94participou da novela:”74,5-Uma Onda No Ar”. Em 95 fez:”IrmãosCoragem”.Em 98:”Torre de Babel”.Em 2000, a minissérie:”AMuralha”.Em 2001, a novela:”Porto dos Milagres” e ainda anovela:”O Clone” No começo de 2005 fez:”Hoje é Dia deMaria”, quando menina. E no final de 2005, fez:”Hoje Ë Dia deMaria”, quando adulta. Os dois foram seriados muitoelogiados, por serem muito ternos e doces, sendo que Letícia se encaixabem nesses tipos de trabalho.Em 2006, Letícia fez a novela:”Páginas daVida”. Em 2007: “Desejo Proibido”. E em 2009, “Caminhos das Índias”. Todos esses trabalhos deLetícia Sabatela foram realizados na Rede Globo de Televisão.

No cinema, em 1994, Letícia Sabatella fezo filme:”Dente Por Dente”.Em 97:”Decisão”. Em 98:”Bela Donna”. Em 99:”O Tronco”. Em 2001:”O Xangô de Baker Street”.Em 2002:”Durval Discos”. Em 2003:”Chatô, O Rei do Brasil”.Em 2004:”Vestido de Noiva”. Em 2007:”Não Por Acaso”. Em2008 “Romance”. E em 2010, “Chico Xavier”, que também foi exibido como seriado, na TV Globo.

Letícia Sabatella, passou por três grandes experiências dolorosas, que, noentanto, lhe deram amadurecimento, segundo ela própria diz. O primeiro foio falecimento por leucemia de um namorado da adolescência. O segundo,o nascimento prematuro de sua filha Clara, que fez com que elaficasse quatro meses dentro do hospital, à espera da recuperação da criança.E o terceiro foi o fim de seu casamento com Ângelo Antônio. Com issoLetícia procurou ajuda espiritual e acha que conseguiu crescimento individual.Letícia tem também muita consciência política, pois conviveu com os indíos Krahôs, em Tocantins, como se fosse um deles. Acampou com integrantesdo Movimento dos Sem Terra. Conheceu e conviveu com Frei Beto e Herbert deSouza, quando percebeu que seu nome e sua celebridade poderiam ser úteis àscausas dos desprivilegiados . E ela se juntou à várias entidades e a váriosmovimentos sociais

Sua experiência com os índios afez iniciar uma carreira como cineasta e ela fez o documentário:”OsPalhaços Sagrados da Tribo Krahô”. Foram os índios que a orientaram e afizeram entender que o palhaço sagrado Hotxuá, tem a função de fazer a tribosuperar todas as dificuldades, através do humor.

Em 2012, esteve em um dos episódios da série “As Brasileiras”, da TV Globo e na novela “Guerra dos Sexos”. Em 2013, atua na novela “Sangue Bom”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação