MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LETÍCIA DORNELLES


A autora, escritora, jornalista e apresentadora Leticia Dornelles nasceu no dia 30 de setembro de 1973 em Uruguaiana/RS.

Se primeiro trabalho na tv foi na Globo como repórter do “Fantástico”. Em seguida foi para o “Globo Esporte”, onde chamou atenção pelas reportagens descontraídas que fazia. Mudou de emissora e de 1991 a 1994, apresentou o programa “Esporte Total” na Band, ao lado do jogador Gérson. Na emissora participou da cobertura da Copa do Mundo e Olimpíadas. Em 1995 muda o foco e participa da oficina de autores da Rede Globo. E começou a trabalhar nessa área como colaboradora de Manoel Carlos, na novela “Por Amor”. Depois foi colaboradora da novela “Andando nas Nuvens”, de Euclydes Marinho. E seguindo como autora, em 2004, assumiu o roteiro da problemática novela da Record “Metamorphoses”, que antes dela teve 12 escritores. Em 2006, Letícia Dornelles foi contratada pelo SBT. Primeiro fez roteiros para o programa “Minha Vida É Uma Novela” que dramatizava histórias enviadas pelo público. Depois, em 2007 fez a versão nacional para a trama mexicana “Amigas & Rivais”. Em 2009 muda de emissora e de gênero. Vai para a Record para escrever roteiros de humor para os programas “Louca Família” e “Show do Tom”, ficando nesse trabalho até o fim do programa, em 2011.

Em 17 de agosto de 2010 nasceu seu filho Patrick e ela deu um tempo.

No início de 2012 retornou ao SBT, para escrever roteiros, mas em agosto voltou à Record como integrante da equipe de criação do “Programa da Tarde”. Na emissora criou, em 2013, duas sitcoms: “Tá Tudo Em Casa” e uma outra, gravada com plateia, “A Nova Família Trapo”, com Rafael Cortez e convidados. Em 2015, vai para a tv fechada. Para o canal Multishow escreve “Partiu Shopping” e “MultiTom”, outras parcerias com Tom Cavalcante. Também escreveu o humorístico “Treme Treme”.

Entre um trabalho e outro na tv Leticia teve tempo para escrever alguns livros: “Como Enlouquecer em 10 Lições”, sobre os bastidores de uma novela sob o ponto de vista dos autores, o infantil “As Aventuras de Patrick”, inspirado nas peripécias do seu filho de 6 anos, e depois “As Aventuras de Patrick na Fazenda”. Na sequência lançou um livro para gente grande, ‘Delação Premiada”. Mas voltou ao universo infantil com “Patrick No Jogo do Tempo” e “Segura: Patrick Peão”. Seu livro mais recente (de 2019) é adulto, “Tentantes: Confissões Amorosas Sobre Reprodução Assistida”.

Em 2019 foi convidada à presidir a Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão federal.

10-07-2020 / M.A.Z.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação