MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LEOPOLDO PACHECO


O ator Leopoldo Pacheco nasceu em São Paulo, capital, em 21 de setembro de 1960. Além de ator, Leopoldo é também maquiador, cenógrafo e figurinista. Seu nome completo é José Leopoldo Pacheco. No começo dos anos 80, Leopoldo estudou dois anos de artes plásticas, na Fundação Armando Álvares Penteado: FAAP. Depois estudou na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, EAD/USP. Estudou também técnicas de maquiagem. Em seguida deu aulas no Teatro Macunaíma, no Teatro Escola Célia Helena, e na PUC- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Como ator, Leopoldo Pacheco começou em 1985, em ” Máscaras”. Já com isso ganhou o Prêmio Governador do Estado, como Melhor Ator e o de Revelação de Ator, pela APCA- Associação Paulista de Críticos de Artes. Em 1986, atuou em : ” Medéia, o Dramatículo”. Fez depois: ” A Megera Domada”. Em 1960, assumiu a direção de” Anjo”. Em seguida, atuou num espetáculo de teatro-dança: ” Koitchangaré”, mostrando toda a sua versatilidade. Fez em 95: ” Dindinho do Coração da Mamãe”; em 2006:” O Mambembe” e ” Replay”, em 2000: ” Toda Nudez Será Castigada”. E em 1997, fez a peça: ” O Pallácio Não Acorda”, com a qual ganhou o Prêmio Mambembe. Em 2001, fez ” Pólvora e Poesia”, e ganhou o Prêmio Shell, de Melhor Ator. Fez depois: ” Souvernirs”, em 2002. Em 2006, fez: ” O Beijo no Asfalto”. Em 2009: ” Amigas, Pero No Mucho”.

Como cenógrafo e figurinista, Leopoldo Pacheco ganhou em 2001 o Prêmio Shell de Melhor Figurino, por “Ópera do Malandro” e por ” Gota D’Água” em 2002. Neste mesmo ano, colaborou com os figurinos de ” Mãe Coragem” e ” Romeu e Julieta” e de ” Interior”. Fez ainda o figurino de: ” A Mulher do Trem”, com o que ganhou mais um Prêmio Shell.

Em televisão, Leopoldo Pacheco começou a atuar em 2001, na Rede Record, na novela: ” Roda da Vida”. Em 2004, na mesma emissora fez: ” Escrava Isaura”. E logo passou para a Rede Globo, quando fez a minissérie: ” Um Só Coração”. Em 2005, fez: ” Belíssima”. Em 2006: ” Linha Direta”. Em 2007, a minissérie: “Amazonas, de Galvez a Chico Mendes”.Em 2008: “Beleza Pura”. Em 2009: o especial ” Deu Louca no Tempo” ea novela “Paraíso”. Em 2010, “Ti ti ti”. Em 2012, a minissérie “Brado Retumbante” e a novela “Cheias de Charme”. E em 2013, a novela “Joia Rara”.

Sua estreia no cinema aconteceu em 2010, no longa “Aparecida – O Milagre”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação