MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LEONOR NAVARRO


Leonor Navarro Bonilha Esper nasceu na capital paulista, em 13 de abril de 1901.

De família de artistas, Leonor começou em rádio, quando Oduvaldo Vianna, que vinha do cinema, implantou uma novidade no rádio brasileiro: a radionovela. Foi no começo da década de 1940. E Leonor entrou na Rádio São Paulo, que se lançou inteiramente nesse mercado. Ao seu lado estava também o marido, o ator Augusto Barone e a filha Nara, que além de atriz, também se tornou novelista. Nara Navarro foi nome importante nas novelas de rádio.

 Leonor Navarro , por sua voz grave, era ” figura central”, como se dizia na época das radionelas. Fazia papeis de mães, avós, professoras e mulheres mais velhas.

Em 1950, porém, quando veio a televisão para o Brasil, Leonor começou a se interessar pelo novo veículo. Fez alguns pequenos papeis em teleteatros na TV Tupi e estreou pra valer nas novelas na TV Excelsior, em 1966, participando da novela “Redenção”, a mais longa de todos os tempos. Em 1968, na mesma TV Excelsior, fez “Legião dos Esquecidos“.

Em 1970, a atriz foi para a TV Tupi, onde ficou por vários anos. E fez: “Simplesmente Maria”; “Hospítal”; “O Signo da Esperança”; “Na Idade do Lobo”; “Vitória Bonelli”, grande sucesso do novelista Geraldo Vietri; “A Barba Azul”; “Meu Rico Português”; “O Velho, o Menino e o Burro”; “Um Dia, o Amor”; “Tchan!, a Grande Sacada” e  “Um Sol Maior”.

Em 1978, ela se transferiu para a TV Globo onde fez a novela “Pecado Rasgado”, de Silvio de Abreu, que foi justamente seu último trabalho na TV.

Leonor Navarro também participou muito do cinema brasileiro, onde esteve em “A Madona de Cedro”; “O Jeca Contra o Capeta”; “Jecão, Um Fofoqueiro no Céu”; “O Jeca e Seu Filho Preto” e “Senhora”.

Ela morreu em São Paulo, em 09 de agosto de 1980, vitimada por um câncer.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação