MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LENNIE DALE


O nome civil de Lennie Dale era Leonardo La Ponzina. Ele nasceu em Nova York, em 1934. E faleceu em 9 de agosto de 1994. Foi coreógrafo, dançarino, ator e cantor. Atuava em teatro, televisão , cinema e gravou discos.

Em teatro: Em 1960, Lennie Dale chegou ao Brasil, trazido pelo diretor de teatro Carlos Machado,um dos importantes nomes do teatro de revista da época. Lennie foi convidado para fazer a coreografia da peça musical. E ficou muito tempo no Brasil. Coreografou muitas peças, foi figura de destaque.

Participou da fundação do movimento musical urbano carioca, que resultou na boca nova. Dirigiu muitos espetáculos na famosa boate: “ Beco das Garrafas”, que reunia todos os principais músicos da época.

Em pela época da ditador militar, 1973,Lennie formou o grupo andrógino: Dzi Croquetes, símbolo da contracultura do período.

O artista viajava sempre para os Estados Unidos, sua terra natal. Em uma das vezes, dirigiu o show da artista internacional Liza Minelli.

Discos:Lennie Dale gravou mais de seis LPs e todos fizerm sucesso.

Em cinema: O artista participou do filme: “ Dzi Croquettes”.

Morte: O coreógrafo foi vítima de AIDS. Quando descobriu a doença , foi para os Estados Unidos buscar a cura, mas veio a falecer em 9 de agosto de 94. Estava com 60 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação