MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LEANDRO FIRMINO


O nome completo do ator Leandro Firmino é Leandro Firmino da Hora. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 23 de junho de 1978. Filho de uma gari e de um vigilante, desde pequeno o garoto fez pequenos trabalhos para ajudar os pais. Apesar disso, por controle rígido da mãe, dona Marli Soares, sempre manteve-se afastado das drogas e de grupos perigosos. O controle da mãe era tanta que, embora sendo fanático por futebol e torcedor ferrenho do Flamengo, nunca foi ao estádio do Maracanã, pois a mãe temia encrencas.

Apesar disso, em 2002, levado por um amigo, Leandro compareceu a um teste para atores jovens de comunidades carentes para o filme ” Cidade de Deus” e foi escolhido para participar do filme e nele viver o personagem : “Zé Pequeno”. Fez o filme. E este foi sucesso, tanto nacional, como internacionalmente, que o garoto resolveu seguir a carreira artística.

Ainda no cinema, em 2003, Leandro Firmino fez: ” O Corneteiro Lopes”; Em 2005, trabalhou no filme: “Cafundó”. Em 2006, esteve em : ” Trair e Coçar É Só Começar”. E em 2007, fez: ” O Homem Que Desafiou o Diabo”.

Nascido realmente para a arte, segundo todos os diretores que o escalaram e dirigiram, Leandro também fez televisão. Em 2004, na Rede Globo, trabalhou num episódio do seriado: ” A Diarista”. Em 2005, fez: ” Mano a Mano”. Em 2007, foi chamado para a novela da Rede Record: ” Vidas Opostas”, mas não queria aceitar o papel, pois começou a temer que todos terminassem o confundindo com o personagem : “Zé Pequeno”, que era menino, mas que virou grande bandido. Foi necessário que o diretor da novela Alexandre Avancini o convencesse aos poucos, prometendo uma mudança no final da estória, para que Leandro aceitasse. Mais uma vez fez sucesso, assim como a novela , que marcou a TV Record. E o personagem deixa a malandragem e vai ser cantor de pagode. De volta à Globo, onde começou sua carreira televisiva, Leandro Firmino em 2010 fez o seriado: ” SOS Emergência”.

Além do trabalho de ator, Leandro é vice-presidente da ONG ” Nós do Cinema”, desde sua fundação e leva muito a sério os projetos educacionais de inclusão social. Já foi também diretor do curta-metragem: ” Um Crime Quase Perfeito”, ao lado de Luis Nascimento. Leandro Firmino é um líder de sua comunidade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação