MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LÁZARO RAMOS


Luis Lázaro Sacramento Ramos é o nomeinteiro do ator Lázaro Ramos. Ele nasceu em Salvador,capital da Bahia, em 1 denovembro de 1978. Sempre gostou da arte da interpretação e então fez cursosavulsos de teatro, canto, dança e entrou logo no Bando de Teatro Olodum,dirigido por Marcio Meirelles, que prepara atores negros, em Salvador.Antes dese profissionalizar como ator, porém, ele trabalhou como técnico empatologia.

Mas o que queria mesmo era ser ator eentão participou como figurante do filme:”Genipapo”, de MoniqueGardenberg. Foi em 1995 e ele era apenas um garotão, estava com 17 anos.Sabia, porém o que queria e nunca mais saiu de estúdios de cinema, televisãoou de palcos de teatro. Só em cinema, de 1995, ano em que começou, a2007, participou de 20 filmes. Em 1998, fez:”Cinderela Baiana”.No anode 2000 fez:”Woman on Top”. Em 2002, fez dois filmes:”As TrêsMarias”e “Madame Satã” que foi seu primeiro filme comoprotagonista. Em 2003, participou de um filme que foi sucesso nacional:”Carandiru”. No mesmo ano fez ainda:”O Homem do Ano”e”O Homem que Copiava’, outro grande sucesso. Em 2004, fez: “Meu PaiMatou Um Cara”, “Nina”e : The Last Note, com…”. Em 2005,participou de cinco filmes.Fez:”A Máquina”,”Cafundó”,”Cidade Baixa”, “Desejo”e “Quanto Vale Ou É PorQuilo?”. Em 2006:”O Cobrador”. Nesse ano também foi diretor nodocumentário:”Zózimo Balbui”. Em 2007 Lázaro Ramosparticipou de:”Ó Pai, Ó…”e “Saneamento Básico”. Estavaconsiderado grande ator de cinema, tendo recebido nessa atividade , nada menosque 20 prêmios, como Melhor Ator, tanto no Brasil, como em Cuba, na Espanha, emMiami. Foram Prêmios da APCA, Associação Paulista de Críticos deArte;Prêmio da Academia Brasileira de Cinema; Prêmio do Festival de Cinema deHuelva(Espanha); Prêmio de Cinema de Cuba; Festival de Miami e váriosoutros.

Na televisão, Lázaro Ramoscomeçou só em 2002, quando atuou em:”Pastores da Noite”. Em2003, participou de: “Carga Pesada”. Em 2004 fez:”Carandiru,Outras Histórias”, “Programa Novo”, “Sexo Frágil”. Em2005:”Levando a Vida”. Em 2006:”Cobras e Lagartos”e em2007:”Duas Caras”. Todo o seu trabalho foi sempre realizado na RedeGlobo de Televisão. Como Melhor Ator de Televisão, Lázaro Ramosrecebeu dez prêmios, entre os quais:Troféu Raça Negra; Prêmio APCA;Melhores do Ano; Prêmio Faz Diferença; Prêmio Contigo e outros. LazaroRamos também apresentou e dirigiu o programa: “Espelho”, no CanalBrasil.

Em 2008, fez a série “Ó Pai Ó”. Em 2009, a minissérie “Decamerão – A Comédia do Sexo” e o especial “Dó-Ré-Mí-Fábrica”. Em 2011, protagonizou a novela das 21 horas, “Insensato Coração”. Em 2012, outra vez como protagonista, desta vez de “Lado a Lado”. E em 2014, outra novela, “Geração Brasil”.

Em verdade Lázaro Ramos começou em1993 , aos 15 anos, em teatro. O palco foi sua primeira experiência.Aí elecomeçou fazendo a peça:”Ö Pai, Ó “. Em 94, participou de:”BaiBai Pelô”. Em 95, “Zumbi”; “Zumbi Está Vivo eContinua Lutando”. Em 96, fez:”Erê Pra Vida Toda”e “Óperados 3 Mirréis”. Em 97, fez: ” Cabaré da Raça”. Em 98participou de:”Ópera dos 3 Reais” e”Um Tal de Dom Quixote”.Em 99:”Já Fui” e “Sonho de Uma Noite de Verão”. Em 2000,fez:”A Máquina”. Em 2001:”Mamãe Não Pode Saber”. Em2007:”O Método Grõnhoin “.

Lázaro ramos foi casado com a tambématriz Taís Araújo, de quem agora está separado.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação