MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LAURO CORONA


Lauro Corona nasceu no Rio de Janeiro, em 6 de julho de 1957.

Sua família era de classe média e ele começou a trabalhar aos 16 anos, como vendedor de uma butique de sua mãe. Mas era bonito e teve uma chance de se apresentar como modelo e foi o que fez. Também começou a trabalhar como ator, em filmes publicitários. Fez participações em propagandas da Coca- Cola e do Bob’s. Com isso chamou a atenção de um diretor de TV, Marcos de Sá.

Atuou em seguida em “Simbad, o Marujo“, uma peça infantil, sempre no Rio de Janeiro, e com isso também foi visto por diretores de teatro. O diretor Ziembinski e o ator e diretor Paulo José o viram, e o apreciaram. Lauro foi convidado então para uma participação em um programa especial da televisão “Ciranda Cirandinha“, em 1977. Aí começou a vida profissional de Lauro Corona na TV Globo.

Em 1979, entrou na novela “Dancin’ Days” e foi um sucesso absoluto, se tornando um dos principais galãs da emissora. Na TV Globo ele fez ainda “Os Gigantes”; “Marina”; “Baila Comigo”; “Elas Por Elas”; “Louco Amor”; “Vereda Tropical”; “Corpo a Corpo” e “Direito de Amar”.

Fez alguns programas especiais como “Cometa Loucura“, em que foi apresentador, em 1983. Em 1986, no “Globo de Ouro”, foi também apresentador, e em 1986, representou ele mesmo em “O Rapto de Lauro Corona”.

Lauro Corona também fez Cinema. Atuou em “O Sonho Não Acabou”, em 1982, ao lado de Lucélia Santos e Miguel Falabella e fez “Bete Balanço”, um filme de Lael Rodrigues, em que fazia o par romântico da atriz Débora Bloch, outro sucesso de bilheteria.

Ele também foi cantor e alcançou algum sucesso. No programa “Globo de Ouro“, Lauro cantou diversas músicas, como “Não Vivo Sem o Meu Rock”, “O Céu Por Um Beijo” e “Tem Que Provar”.

Infelizmente, porém, ainda bastante jovem, Lauro Corona adoeceu. Ele foi um dos primeiros atores célebres a aparecer ao público, como portador da AIDS. Em começo de 1989, surgiram os primeiros boatos, e ele estava no auge da carreira e, bonito e fotogênico que era, tinha milhares de fãs. Quando seu estado de saúde piorou, Lauro mudou-se para a casa dos pais, que proibiam o acesso da imprensa, dos fãs e até de amigos.

Lauro Corona faleceu por complicações advindas da doença. Isso aconteceu em 20 de julho de 1989, quando o ator estava somente com 32 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação