MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LAIS BODANZKY


Lais Bodanzky nasceu em São Paulo em 23 de setembro de 1969, filha do também cineasta e roteirista Jorge Bodanzky.

Ela pensou em ser atriz inicialmente e investiu em aulas de atuação com o diretor Antunes Filho, antes de se tornar diretora de cinema.

Estreou na direção com o curta-metragem “Cartão Vermelho”, em 1994, sobre uma menina que vive entre moleques e descobre a sexualidade.

O primeiro longa metragem foi “Cine Mambembe – O Cinema Descobre o Brasil”, um documentário realizado em 1999 que agradou muito a crítica especializada.

O sucesso e o reconhecimento vieram no segundo filme, o longa “Bicho de Sete Cabeças”, realizado em 2001 em co-produção com a Itália, que conquistou diversos prêmios como o de melhor direção no Grande Prêmio BR de Cinema; no Festival de Cinema de Brasilia e no Festival de Cinema do Recife. O filme também revelou o jovem ator Rodrigo Santoro.

Em 2007 ela realizou “Chega de Saudade”, outro sucesso de crítica e público reunindo um grande elenco de veteranos atores onde se destacavam Tonia Carrero, Leonardo Vilar, Cássia Kiss e Stepan Nercessian. Tres anos depois ela dirigiu o longa “As Melhores Coisas do Mundo”, que estreou no Festival de Cinema de Roma e com o qual ela ganhou o Prêmio APCA de melhor filme do ano.

Com o filme “Como Nossos Pais”, realizado em 2017, ela abriu a premiére do 67º Festival de Cinema de Berlim e trouxe reconhecimento internacional. Ela venceu novamente o Festival de Cinema de Gramado como melhor direção e recebeu vários outros prêmios em festivais no Brasil e no exterior.

Fez documentários esportivos para o canal pago ESPN. Sócia do cineasta Luiz Bolognesi na produtora Buriti Filmes, durante 15 anos ela coordenou os projetos sociais “Tela Brasil” de ensino e exibição de filmes nas periferias do Brasil.

Lais Bodanzky assumiu em 2019 o cargo de presidente da Spcine, empresa municipal de fomento ao audiovisual da cidade de São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação